CryptoTimes

Suspensões na China fazem taxa de hashes da rede Ethereum despencar 20%

25 jun 2021, 12:41 - atualizado em 25 jun 2021, 12:41
As duas maiores redes blockchain, que dependem do processo de mineração para garantirem seu funcionamento, estão passando por quedas em seu poder de velocidade computacional ou “taxa de hashes” (Imagem: Pixabay/WiR_Pixs)

Mineradores de bitcoin (BTC) na China não são os únicos a serem afetados pela grande repressão no país, após uma reunião do governo em maio, sobre atividades de negociação e mineração da criptomoeda.

A taxa total de hashes que garante a segurança da Ethereum, a segunda maior rede blockchain por capitalização de mercado, também passou por um grande declínio no último mês, com uma queda drástica principalmente nas duas últimas semanas.

Dados do explorador de bloco Etherscan mostram que a taxa de hashes da rede estavam em uma tendência antes de atingir uma alta recente de 643 terahashes por segundo (TH/s) em 20 de maio.

Esse foi o momento quando o Conselho Estatal Chinês, o governo central do país, publicou um memorando sobre uma reunião, onde grandes autoridades comentaram sobre reprimir especificamente “atividades de negociação e mineração de bitcoin”.

Inicialmente, o comentário havia gerado uma grande incerteza entre mineradores chineses, que não sabiam quando o “martelo regulatório” seria batido.

A taxa de hashes começa a cair

Durante duas semanas após 20 de maio, a rede Ethereum continuou relativamente estável, no nível de 600 TH/s.

Porém, começou a passar por uma drástica queda após 9 de junho, quando o governo de Xinjiang emitiu uma ordem para que autoridades da Zona de Desenvolvimento Econômico de Zhundong suspendessem o fornecimento elétrico para “fazendas de mineração de criptomoedas”.

O governo de Sichuan fez o mesmo e emitiu uma ordem parecida em 18 de junho, fazendo com que a maioria das fazendas de mineração nas duas principais regiões mineradoras suspendessem suas operações.

A taxa de hashes da rede Ethereum caiu abaixo dos 500 TH/s, resultando em uma queda de 20%.

Para fins de comparação, a taxa de hashes total da rede Bitcoin caiu abaixo de 100 exahashes por segundo (EH/s), uma queda de quase 50% de sua alta recente.

Amplo impacto

Enquanto isso, o poder de hashing conectado ao Sparkpool — antes, o maior pool de mineração de Ethereum em termos de taxa de hashes em tempo real —, em Hangzhou, caiu de cerca de 150 TH/s há uma semana para cerca de 85 ETH/s agora.

(Imagem: MiningPoolStats)

Na sequência, o grande pool chinês de mineração de bitcoin Poolin, que também oferece mineração de ether (ETH), suspendeu seus pagamentos a usuários que realizam o staking de seus tokens lastreados na taxa de hashes do Bitcoin ou da Ethereum.

A empresa afirmou que suas próprias operações de mienração de bitcoin e ether foram afetadas pelas recentes ordens de desligamento do governo.

A queda do mercado cripto nas últimas semanas, junto com as ordens de suspensão na China — que afetaram tanto mineradores de bitcoin como de ether —, também resultaram na queda de demanda no mercado por placas gráficas (GPUs) de segunda mão.

Dados do aplicativo móvel chinês Manmanbuy, que rastreia preços históricos de diversos dispositivos eletrônicos, mostram que diferentes modelos de GPUs passaram por uma queda entre 20% e 50% no último mês.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar