CryptoTimes

Suspeitos de realizar câmbios ilegais com criptomoedas movimentaram R$1 bilhão; PF faz operação em São Paulo e Goiânia

28 jul 2022, 15:58 - atualizado em 28 jul 2022, 15:58
Policia Federal
Polícias fizeram busca e apreensão nos estados de São Paulo e Goiânia (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (28) uma operação de combate à uma quadrilha que atuava com câmbios ilegais usando empresas de fachada e criptomoedas. Os suspeitos movimentaram mais de R$1 bilhão em dois anos.

Os crimes investigados são os de câmbio ilegal e evasão de divisas e as penas previstas para os crimes investigados somadas podem chegar a 10 anos de prisão.

Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, nas cidades de Campinas, São Paulo, Santo André e Itapira, e Goiás, na cidade de Goiânia. As investigações foram iniciadas em 2019 e 2021.

Segundo a polícia federal, foram constadas milhares de operações financeiras direcionadas a remessas não autorizadas de capitais para o exterior, em especial para o continente asiático.

As operações envolviam movimentação de moeda no estrangeiro por meio do processo conhecido como dólar-cabo, além de câmbio de moeda em território nacional, uso de empresas de fachada, operações de importações fictícias e direcionamento de capital para empresa que comercializa criptoativos.

Foram detectadas movimentações atípicas em diversas regiões do país, sendo que o montante transacionado pelas pessoas físicas e jurídicas superou 1 bilhão de reais de reais em período de dois anos. Destes, ao menos 230 milhões de reais passaram por contas de pessoas jurídicas com fortes indícios de serem “de fachada”, sem atividade operacional, e com capital social incompatível com os valores movimentados.

?Money Times é Top 9 em Investimentos!?

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!