BusinessTimes

Suspeitos de ataque hacker a dutos nos EUA dizem que não queriam gerar transtorno

10 maio 2021, 12:03 - atualizado em 10 maio 2021, 12:04
Hackers Tecnologia Crime
“Nosso objetivo é ganhar dinheiro, e não criar problemas para a sociedade”, escreveu o grupo no texto, sem detalhar quanto dinheiro pretendem levantar (Imagem: Reuters/Kacper Pempel)

Um comunicado divulgado nesta segunda-feira em nome do grupo hacker suspeito de ter planejado um ataque a uma importante operadora de oleodutos nos Estados Unidos, em incidente que ameaça o suprimento de combustíveis na costa leste norte-americana, afirmou que o objetivo da ação era apenas fazer dinheiro, e não gerar problemas para a sociedade.

O grupo, que se denomina DarkSide, é o principal suspeito da tentativa de extorsão digital praticada contra a Colonial Pipeline, companhia responsável pelo transporte de boa parte dos combustíveis que chegam à costa leste dos EUA.

O ataque com um ransonware levou a empresa a fechar sua rede, o que pode potencialmente gerar interrupções no suprimento de gasolina devido aos impactos sobre entregas do produto.

O curto comunicado divulgado pelo DarkSide, publicado em seu site, não mencionou diretamente a Colonial Pipeline, mas era intitulado: “sobre as últimas notícias”.

“Nosso objetivo é ganhar dinheiro, e não criar problemas para a sociedade”, escreveu o grupo no texto, sem detalhar quanto dinheiro pretendem levantar.

O curto comunicado divulgado pelo DarkSide, publicado em seu site, não mencionou diretamente a Colonial Pipeline, mas era intitulado: “sobre as últimas notícias” (Imagem: Colonial Pipeline/via REUTERS)

O DarkSide disse que seus hackers enviarão alertas para cibercriminosos parceiros visando “evitar consequências sociais no futuro”.

Os hackers não responderam diversas mensagens enviadas por meio de seu site com pedidos de comentários.

reuters@moneytimes.com.br