Internacional

Surto de Covid frustra retorno ao escritório de bancos no Canadá

28 nov 2020, 12:02 - atualizado em 26 nov 2020, 13:37
O Banco de Montreal e Banco Imperial Canadense de Comércio estão estendendo os planos de trabalho em casa para alguns funcionários até pelo menos abril (Imagem: SeongJoon Cho/Bloomberg)

Um aumento recente de casos da Covid-19 está prejudicando os planos dos bancos canadenses de trazer os funcionários de volta aos escritórios, com uma das instituições até pedindo a alguns trabalhadores que já haviam retornado que voltassem para casa.

O Canadá enfrenta agora cerca de 5.000 novos casos de Covid-19 por dia, levando cidades incluindo Toronto – lar dos cinco maiores bancos do país – a implementar novas restrições para limitar a propagação do vírus. Até o primeiro ministro Justin Trudeau recentemente voltou a trabalhar em casa na tentativa de estabelecer um tom nacional de cautela.

O Banco de Montreal e Banco Imperial Canadense de Comércio estão estendendo os planos de trabalho em casa para alguns funcionários até pelo menos abril. O Toronto-Dominion Bank não definiu uma data firme para o retorno, mas disse em memorando na semana passada que a maioria das pessoas que trabalha em casa não vai voltar “pelo menos até a primavera”.

O Royal Bank of Canada até mesmo incentivou os funcionários que voltaram aos escritórios a voltar a trabalhar em casa a partir de 16 de novembro, de acordo com memorando da diretora de Recursos Humanos Helena Gottschling. O segundo maior banco do Canadá em ativos disse que continuará exigindo máscaras e distanciamento para aqueles que não podem trabalhar remotamente.

O banco não estabeleceu um prazo definido para o retorno dos funcionários. O Royal Bank também atrasou os planos para que os funcionários recuperassem itens pessoais nos locais de trabalho em Toronto e arredores até novo aviso.

O Bank of Nova Scotia também não definiu data específica para o retorno dos funcionários por causa da “incerteza sobre como a pandemia de Covid-19 se desenvolverá nos próximos meses”, de acordo com um porta-voz. O terceiro maior banco do Canadá disse que os trabalhadores receberão um aviso de pelo menos quatro semanas antes da data de retorno.

O Bank of Montreal não “prevê qualquer mudança ampla para os funcionários que estão trabalhando em casa antes de abril de 2021, a menos que exista uma necessidade comercial específica”, disse a empresa em comunicado por e-mail. O quarto maior banco do país disse anteriormente que os trabalhadores permaneceriam fora do escritório até o final deste ano. O banco avisará os funcionários com 30 dias de antecedência antes de solicitar o retorno.

O Banco Imperial Canadense de Comércio, quinto maior banco do Canadá, disse que dará aos trabalhadores um aviso prévio de pelo menos quatro semanas antes da volta.