Surto de Covid em fábrica na Malásia piora ainda mais oferta de chips
A empresa de semicondutores Unisem vai fechar algumas de suas fábricas da Malásia por sete dias devido à morte de três funcionários recentemente por Covid-19, em um novo gargalo no fornecimento de chips usados por montadoras e outros setores.
A empresa disse que vai fechar as fábricas em Ipoh, no estado de Perak, até 15 de setembro para controlar a propagação da Covid, que o presidente do conselho, John Chia, disse ter infectado vários funcionários e causado três mortes.
A Unisem planeja limitar o número de empregados permitidos nas instalações quando forem reabertas. A empresa, que fornece serviços de empacotamento e testes, obtém cerca de 12% da receita no setor automotivo, 28% em comunicações e 30% em segmentos de consumo.
A Unisem é uma das várias grandes empresas de montagem e testes de chips com sede na Malásia que atendem empresas como Infineon Technologies e STMicroelectronics.
A suspensão das atividades nas fábricas destaca como a Covid-19 tem afetado segmentos importantes da cadeia de suprimentos global, que já enfrenta problemas de capacidade, especialmente para uma variedade de chips simples usados por montadoras como Tesla e Toyota Motor.
A gigante japonesa disse no mês passado que suspendeu a produção em 14 fábricas porque fornecedores, principalmente no Sudeste Asiático, foram atingidos por novos casos e lockdowns causados pela Covid.
Em mensagem de texto, Chia disse que os clientes estão preocupados, “pois somos parte vital da cadeia de suprimentos”, acrescentando que a empresa iniciou um programa de vacinação nas instalações para funcionários. “Continuaremos até que todos os nossos funcionários, clientes, engenheiros residentes e terceirizados tenham sido vacinados.”
A Malásia enfrenta aumento de casos de Covid-19 ao mesmo tempo em que busca manter a economia nos trilhos. Novos casos de Covid atingiram um pico de mais de 20 mil por dia em agosto e, desde então, caíram para cerca de 18 mil com o avanço da vacinação.
O fechamento das fábricas deve cortar cerca de 2% da produção anual da Unisem, disse a empresa em documento regulatório na quarta-feira. Estimativas indicavam receitas de cerca de US$ 360 milhões este ano antes do fechamento das fábricas, e a empresa tem valor de mercado de cerca de US$ 1,7 bilhão. As ações acumulam alta de aproximadamente 38% este ano.