Internacional

Superávit comercial na China sobe para US$ 41,65 bilhões e supera expectativas

10 jun 2019, 7:01 - atualizado em 10 jun 2019, 11:34
Segunda maior economia do mundo relata superávit de US$ 26,89 bilhões com os EUA (Pixabay)

O superávit comercial da China totalizou US$ 41,65 bilhões em maio, acima do esperado pelo mercado para o período, de US$ 20,5 bilhões.

O desempenho positivo na balança comercial da segunda maior economia do mundo deve-se a alta de 1,1% – na base anual – das exportações e ao recuo de 8,5% nas exportações.

A expectativa dos analistas era de queda de 3,8% tanto nas exportações quanto nas importações.

Negociações duras

Somente com os EUA, o superávit comercial subiu para US$ 26,89 bilhões, volume superior aos US$ 21,01 relatados durante abril.

Para Johanna Chua, head de Asia no Citibank, acordo entre China e EUA beneficiaria ambos. “Agora, de ambos os lados — em um ponto de vista econômico — temos muito para ganhar em um acordo. No entanto, de um lado político, atualmente as negociações se tornam mais duras”, afirmou à CNBC.

Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
Linkedin Instagram
Graduado em Ciências Econômicas pela USP, tendo cursado mestrado em Ciências Humanas e em Economia na UFABC, Valter Outeiro acumulou anos de vivência no mercado financeiro através de passagens nas áreas de estratégia de investimentos dentro de private banks, em multinacionais produtoras de índices de ações e em redações de jornalismo econômico.
Linkedin Instagram
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.