Internacional

Super Terça: Trump é favorito pelos Republicanos, enquanto Biden enfrenta vitória de votos em branco em Michigan

05 mar 2024, 12:34 - atualizado em 05 mar 2024, 12:34
biden trump eleições eua super terça
Em Michigan, Biden enfrentou um grande número de votos em branco, em resposta ao apoio americano a Israel (Imagem: Adam Schultz / Biden for President)

Nesta terça-feira (05), começou um dos eventos mais aguardados para as eleições dos Estados Unidos (EUA): a Super Terça. A expectativa é de que o resultado confirme o que todos aguardam, uma corrida presidencial disputada por Donald Trump, pelos Republicanos, e Joe Biden, atual presidente e representante dos Democratas.

A Super Terça envolve a disputa por um grande número de delegados, pessoas escolhidas para representar cada Estado americano nas convenções partidárias, no mesmo dia. Aquele que tiver o maior número de delegados é escolhido como o candidato à presidência pelo partido.

Trump pode levar quase todos os delegados republicanos na Super Terça

De acordo com a campanha do ex-presidente, há uma projeção de conquista de pelo menos 773 delegados, entre os 1.215 necessários para a indicação do partido à presidência.

Apesar da expectativa de conquista de delegados, não há projeções que os dois candidatos favoritos consigam ser nomeados durante o evento. A confirmação pode vir apenas depois, a partir do dia 12 de março.

Um dos estados principais para a Super Terça é a Carolina do Norte, estado pêndulo (que não possui uma inclinação clara para um dos dois partidos) que poderá decidir as eleições gerais de novembro, valendo 74 delegados.

Trump já conquistou 244 delegados, enquanto sua principal oponente Nikki Haley, possui apenas 43, após ter conquistado sua primeira vitória em Washington.

O empresário também conquistou outra vitória importante para a corrida eleitoral. A Suprema Corte dos EUA permitiu que ele concorresse no Colorado, Maine e Illinois, estados que retiraram em um primeiro momento o nome de Trump das primárias.

Biden enfrenta rejeição em Michigan

Joe Biden é o favorito para conseguir a vaga para representar os Democratas, já que Marianne Williamson e Dean Phillips, seus concorrentes, não conseguiram delegados.

Entretanto, no estado de Michigan, Biden enfrenta uma rejeição simbólica. Isso porque eleitores conseguiram mais do que o dobro dos votos que a campanha de Biden, com a liderança do “uncomitted”, espécie de voto em branco que significa “sem compromisso”.

O movimento foi entendido como um protesto em relação à atuação do democrata durante a guerra entre Israel e Palestina e contra o apoio dos EUA a Israel, como reflexo da grande concentração de uma população árabe-americana em Michigan.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar