Super-quarta: O que esperar do mercado cripto após FOMC?
A chamada “super-quarta” acontece amanhã (21), onde duas reuniões de política econômica impactam o bolso do brasileiro. O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC em inglês) toma lugar no Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos. Já em solo nacional, é o Comitê de Política Monetária (COPOM) quem ocupa o espaço.
Para o mercado de criptoativos, que é global e super líquido, o COPOM beira a irrelevância no preço dos ativos. Por outro lado, o FOMC tem se mostrado um evento que mexe com esse mercado, dado a alta correlação entre o Bitcoin e a Nasdaq – índice de ações de tecnologia dos EUA.
Neste trimestre, a correlação média entre Bitcoin e Nasdaq 100 foi de 0,6, um aumento de 0,4 em comparação com o começo do ano que começou em 0,2, segundo estudos da Messari.
Em suma, o esperado para amanhã é um aumento, já precificado pelo mercado cripto, de 75 pontos base na taxa de juros norte-americana.
Expectativas para o FOMC
Para Alexandre Ludolf, diretor de investimentos da QR Asset Management, o mercado está precificando 82% de chance de alta de 75 bps e pequena chance de alta de 100 bps.
“Resta observar a comunicação do chairman Powell sobre os próximos passos à luz das elevadas pressões inflacionárias globais e persistência dos preços maiores do que a esperada; outras duas altas adicionais de 50 bps levariam a Fed Funds Rate a 4-4.25% no fim do ano”, explica.
O Fed está numa “sinuca de bico” mediante a persistência e a elevada difusão das pressões inflacionárias, sendo forçado a ser hawkish em um ambiente de contração econômica, conforme Ludolf.
Do lado brasileiro, o COPOM, ele diz que o mercado está um pouco mais dividido, cerca de 66% de chance de manutenção e 34% de alta de 25 bps.
“Em contraposição à situação nos EUA, o BC não está ‘behind the curve’. Dados correntes já mostram cenário de inflação mais benigno, e o próprio boletim Focus divulgado hoje consta uma expectativa de IPCA 2022 de 6%”, diz.
Em termos relativos, o Diretor da QR diz que é curioso ver que o branco central foi mais preventivo e os juros brasileiros já se encontram próximos a 14% e ver o FED subindo entre 75 e 100 pontos base com o mundo desenvolvido num momento muito diferente do ciclo.
“Não é normal ver o FED subindo os juros num ritmo mais acelerado que o brasileiro pela segunda reunião consecutiva.”
Na opinião de Antonio van Moorsel, sócio e chefe do Advisory da Acqua Vero Investimentos, o consenso do mercado é de um terceiro aumento consecutivo de 75 pontos base por parte dos Estados Unidos. O consenso leva muito em conta a deterioração observada no índice de preços, CPI.
“A despeito da magnitude da decisão, sabe-se que a postura dos dirigentes do Fed está inclinada para a estratégia “higher for longer” (ou seja, mais juros por mais tempo). A decisão de elevar a taxa em 75 pontos-base corre o risco de soar leniente, a depender da interpretação do comunicado e dos comentários de Powell na coletiva de imprensa”, comenta.
Por outro lado, o aumento de 1,00% na taxa de juros pode enaltecer os temores de um hard landing por lá, segundo Moorsel.
O mercado cripto vai (continuar a) sangrar?
A expectativa da taxa de juros norte-americana direciona o preço do mercado cripto desde o começo do ano, conforme aponta Fabrício Tota, diretor de novos negócios do Mercado Bitcoin.
Para ele, boa parte da expectativa sobre amanhã já está precificado pelo mercado. A grande expectativa para um aumento de 75 pontos base fez com que boa parte do preço já fosse precificado pelo mercado.
“Em um cenário onde [o aumento do Fed] venha maior do que isso, o preço dos criptoativos vão reagir negativamente, em linha com as ações de tecnologia e outros ativos de risco”, diz.
Siga o Crypto Times no Instagram!
Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.