Super Quarta: Copom e Fed roubam a cena em meio à inflação; confira a agenda da semana
O foco da última semana ficou para os indicadores de inflação. Na última terça-feira (12) saíram os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos (EUA) — ambos referentes a fevereiro.
A inflação oficial do Brasil subiu 0,83% em fevereiro, enquanto a inflação dos EUA subiu 0,4%.
- Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Para a próxima semana, os investidores iniciam a segunda-feira (18) com o Relatório Focus, medido pelo Banco Central, antes do foco ser a Super Quarta.
Na terça-feira (19), o mercado inicia o primeiro dia da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), e o Instituto Brasileiro de Economia (FGV Ibre) divulga os dados do Monitor do PIB, referentes a janeiro.
E então, a tão aguardada Super Quarta (20), terá como o foco principal, o Copom e o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) decidindo mais uma vez o futuro da taxa de juros.
Por aqui, o mercado esperado que a Selic seja reduzida em mais 0,50 ponto percentual (p.p.), após o Comitê afirmar, em ata, a unanimidade de corte para próximas reuniões. Já o Federal Reserve deve manter o atual patamar de juros por mais um tempo.
Sobre o restante da semana, o sentimento será mais morno, com o mercado digerindo as atas e recebendo indicadores como, o Índice de Pedidos por Seguro-Desemprego dos EUA na quinta (21), e o Índice de Confiança do Consumidor do Brasil na sexta (22).