Suécia levará dois anos para estudar a implementação de sua criptomoeda
Per Bolund, ministro de Mercados Financeiros da Suécia, afirmou que o governo iniciará uma revisão sobre a viabilidade do e-krona, segundo a Bloomberg.
Anna Kinberg Batra, ex-presidente do comitê financeiro do Riksbank, o banco central do país, será a responsável pela revisão. A previsão é que termine em novembro de 2022.
O uso de dinheiro em espécie na Suécia caiu drasticamente em outubro deste ano, segundo o Riksbank, conforme a pandemia impulsionou a transição para pagamentos digitais.
Agora, o dinheiro em circulação, como porcentagem do PIB da Suécia, é de 1% em comparação a 4% em 2004, segundo uma pesquisa do The Block.
Riksbank começou a estudar o e-krona em 2017, afirmando que a criptomoeda teria a capacidade de combater problemas relacionados à queda do uso de dinheiro no mercado de pagamentos.
Em fevereiro, a Súecia firmou uma parceria com a gigante empresa de consultoria Accenture para criar um projeto-piloto e analisar como o público geral pode usar o e-krona. A previsão do projeto-piloto irá acontecer até fevereiro de 2021.
Por que bancos centrais têm interesse em criptomoedas?