Substituto do Gol cola no Onix por título de leve mais vendido do Brasil
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou o número de emplacamentos referentes ao mês de agosto.
O Chevrolet Onix versão hatch continua sendo o veículo leve com o maior número de vendas, tanto na base mensal, com um total de 8.345 emplacamentos, quanto na base anual, com 62.715 emplacamentos.
Mas o reinado da Chevrolet no segmento de carros de passeio começou a ser ameaçado pela Volkswagen. O VW Polo Track, substituto do Gol, foi o segundo carro mais emplacado do mês, com 225 unidades a menos que o hatch da GM.
A diferença entre os dois veículos também em pequena no acumulado do ano, com o VW Polo Track alcançando 62.412 emplacamentos.
A Hyundai ocupou o terceiro lugar com o HB20, emplacando 8.053 mil unidades em agosto e 54.180 no ano.
Na categoria de comerciais leves, que contempla as picapes pequenas e médias, lidera isoladamente o Fiat Strada, com 12.870 emplacamentos no mês e 73.803 emplacamentos no ano.
Após o fim do incentivo do governo federal, os emplacamentos de carros, picapes, utilitários esportivos, vans comerciais, caminhões e ônibus no Brasil recuaram em agosto nas comparações mensal e anual.
As vendas de veículos novos no país caíram 7,93% em agosto ante julho e recuaram 0,41% frente agosto de 2022, para 207,7 mil unidades, informou a entidade.
- Quer lucrar com dividendos? Veja o Top 5 de ações selecionadas pela Empiricus Research para buscar proventos em setembro, é só clicar aqui. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times!
Atestado pela Fenabrave: sucesso de Strada mostra avanço de picapes sobre SUVs
De acordo com um levantamento feito no mês passado pela especialista em mercado automotivo Mobiauto, a alta de preço dos utilitários esportivos tem causado uma perda de interesse, mais proeminente, no mercado de seminovos.
Diante dos preços menos acessíveis, parte dos consumidores interessados em SUVs estão migrando para picapes. O diagnóstico da Mobiauto dialoga com os dados da Fenabrave, que indicam uma ampla margem de dominância da Fiat Strada no mercado.
Com a média histórica transitando em torno de 7% dos acessos, elas cresceram para 10% em 2023, colando nos utilitários esportivos.