Subsidiária da Localiza firma acordo de leniência com CGU e AGU anterior à aquisição
A Localiza (RENT3) informa que, nesta terça-feira (25), firmou um acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU), na condição de parte interveniente, visto que sua subsidiária Car Rental Systems do Brasil, adquirida em 2017, é investigada por irregularidades que remontam ao período anterior da aquisição.
Em 2010, a subsidiária era controlada pela Car Rental, companhia sediada na França, época em que foram levantadas preocupações pela Justiça dos Estados Unidos e pela legislação brasileira anticorrupção.
Antes de ser adquirida pela Localiza, a Car Rental e sua antiga controladora denunciaram tais condutas às autoridades brasileiras e estadunidenses aplicáveis, sem que qualquer medida tenha sido imposta pelas autoridades norte-americanas.
Na véspera foi celebrado o acordo de leniência, com a Car Rental na condição de colaboradora, bemcomo pela Localiza, sua subsidiária Localiza Fleet e pela Hertz France, as três últimas na condição de intervenientes.
“Mesmo que anterior à aquisição da Car Rental, a Localiza assumiu determinadas obrigações típicas de aprimoramento do seu Programa de Integridade, que passou a ser também aplicável à Car Rental, após a sua aquisição em 2017”, explica a controladora Localiza.
A empresa informa que, no contexto da aquisição da Car Rental, a antiga controladora da sociedade assumiu a responsabilidade de indenização da Localiza por quebras das regras de compliance ocorridas anteriormente à aquisição, pelo valor de aproximadamente R$750 mil a ser pago às autoridades brasileiras não causará impacto para a Localiza.