BusinessTimes

Streaming está virando TV: Anúncios vão invadir plataformas? Veja o impacto para o assinante

17 maio 2022, 12:27 - atualizado em 17 maio 2022, 12:27
streaming
Entenda a tendência da presença de anúncios nas plataformas de streaming (Imagem: Unsplash/Nicolas J Leclercq)

As plataformas de streaming estão em expansão e já fazem o brasileiro gastar em torno de R$ 268 nos serviços. Entretanto, apesar da receita das assinaturas, a publicidade pode ganhar cada vez mais espaço nas plataformas.

Como exemplo disso, a Netflix (NFLXNFLX34) declarou que o serviço de streaming deve lançar muito em breve uma nova modalidade de assinatura mais barata com suporte de anúncios.

De acordo com o jornal The New York Times, a empresa deverá lançar sua versão “com comerciais” dentro dos próximos seis meses.

O doutor e mestre em comunicação e professor no Mackenzie, José Maurício Conrado, destaca que essa ação tem o intuito de gerar mais uma fonte de receita.

Porém, isso vai na contramão da premissa do consumidor de poder escolher o que ele quiser, o que coloca a plataforma no risco de apenas se assemelhar à TV, com a redução de poder de escolha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Netflix: A queda de assinantes e a busca por recuperação

Os resultados do primeiro trimestre da empresa revelaram uma perda de 200 mil assinantes na plataforma — número diretamente relacionado a suspensão das operações da Netflix na Rússia após o início do conflito com a Ucrânia.

Com o fim de suas operações no país, o streaming perdeu cerca de 700 mil assinantes locais.

Dessa forma, com usuários cada vez mais insatisfeitos — seja pelo aumento no valor do serviço ou pelo próprio conteúdo disponível na plataforma. Os novos formatos seriam uma maneira eficaz de alcançar um público mais sensível ao preço.

Seguindo tendência da Disney

Em março deste ano, a Disney também anunciou que terá planos com anúncios, visando oferecer uma opção mais barata.

“Expandir o acesso ao Disney+ para um público mais amplo a um preço mais baixo é uma vitória para todos – consumidores, anunciantes e nossos contadores de histórias”, disse Kareem Daniel, presidente da Disney Media and Entertainment Distribution.

O co-fundador e CEO da Netflix, Reed Hastings, disse que acredita estar muito claro que essa estratégia está funcionando para a Hulu, Disney e HBO.

“Acho que não temos muitas dúvidas de que funciona, e que todas as outras empresas descobriram isso. Por isso, acho que vamos realmente entrar nessa”, diz.

Conrado destaca que é uma tendência da publicidade se inserir nesses locais, aproveitando desses espaços para a inserção de anúncios.

Os comerciais vão dominar o streaming?

Para Conrado, ainda é cedo para se confirmar uma tendência, visto que ainda não se sabe ao certo qual será a reação do usuário frente à esses anúncios nas plataformas de streaming.

“É preciso ver como vão ser esses anúncios, a duração, se eles realmente atrapalham o consumo dos conteúdos da plataforma”, explica sobre a relação dos anúncios com o consumidor.

O especialista também destaca que a inserção de anúncios já é feita em plataformas como o YouTube, com a possibilidade de pular o anúncio após um tempo mínimo, e o consumidor aceita isso, sendo que há também a possibilidade de pagar para não ter os anúncios interrompendo o conteúdo.

Dessa forma, as plataformas de streaming podem estar testando ir também por este caminho.

Contudo, evidencia que, no caso da Netflix, a empresa já está vindo de uma certa crise de imagem, especialmente pela alta dos preços.

“Os preços dos serviços deles estão mais altos, comparados aos concorrentes que estão chegando no mercado brasileiro, e já observamos a certo tempo no Twitter reclamações sobre isso”, diz.

Com isso, o especialista indaga se a inserção de anúncios acabará sendo mais uma ação que vai se somar aos fatores que levaram à crise de imagem.

“Nós vamos ter que esperar um pouco para avaliar qual realmente vai ser a reação dos consumidores, mas, baseado nas pequenas experiências que já temos, imagino que as reações não sejam necessariamente muito positivas”, explica.

*Com informações de Renan Nunes

Receba as principais notícias de Marketing

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.