Stournaras, do BCE, diz que quem vê aumento de juros “está com pressa”
Aqueles que projetam que os juros da zona do euro vão subir estão “provavelmente com pressa”, disse o presidente do banco central grego, Yannis Stournaras, nesta segunda-feira, estimando que a inflação ficará abaixo de 2% no ano que vem.
Stournaras, membro do Conselho do BCE, disse que, apesar do aumento dos preços da energia, o Banco Central Europeu não espera um aumento significativo da inflação no médio prazo e aqueles que acompanham de perto a situação não propõem “uma reação automática da política monetária”.
“Aqueles que veem um aumento de juros provavelmente estão com pressa”, disse Stournaras durante uma conferência em Atenas.
A expectativa é de que a inflação na zona do euro se aproxime de taxa de 4% até ao final deste ano, o dobro da meta do BCE, antes de arrefecer para menos de 2% ao longo do próximo ano.
Uma onda de vendas nos mercados de títulos europeus ganhou força nesta segunda-feira, com os rendimentos da dívida alemã subindo para o seu nível mais alto desde maio, enquanto os mercados monetários precificaram totalmente um aumento de juros pelo Banco Central Europeu até o final de 2022.