Stellantis começará a produzir carros híbridos a etanol em 2024
A Stellantis, montadora que produz carros da Jeep e da Fiat, anunciou na última terça-feira (17) que sua fábrica de Goiana, em Pernambuco, começará a produção de carros híbridos a etanol e modelos 100% elétricos já a partir de 2024.
Segundo comunicado, a mudança faz parte da estratégia de descarbonização da mobilidade, que prevê uma redução total na emissão de gases estufa por parte das operações e produtos da montadora até 2038.
A fabricante da Jeep e da Fiat quer aumentar o número de fornecedores de componentes e sistemas no entorno da fábrica de Goiana para dar vazão à produção dos novos veículos, que deverão contar com a tecnologia de propulsão híbrida.
O movimento da norte-americana ocorre em meio à chegada da BYD em Camaçari, na Bahia, e ao interesse da GWM, outra montadora chinesa.
Embora ainda insipiente, segmento de carros eletrificados (que inclui híbridos) têm mostrado um crescimento difícil de ser ignorado.
Foram vendidos cerca de 8.500 veículos em setembro no país, atrás apenas de agosto, quando foram comercializados por volta de 9.400 unidades, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea.
No acumulado do ano até o mês passado, o volume vendido soma quase 57.500 veículos, crescimento de cerca de 68% sobre um ano antes.
- Aumento da tensão na guerra preocupa mercados: Veja os melhores ativos para proteger sua carteira dos impactos geopolíticos no Giro do Mercado, é só clicar aqui:
Chinesa BYD quer “Vale do Silício” com construção de fábrica
Há uma semana, a montadora BYD havia anunciado o início da construção da sua fábrica de carros eletrificados em Camaçari, na Bahia.
A ideia da empresa chinesa é fazer da área o “Vale do Silício” brasileiro. Em agosto, a fábrica Polo Automotivo de Camaçari, que antes era da Ford, foi vendida para a BYD, que iniciará a sua produção com investimento de R$ 3 bilhões para os próximos anos.