BusinessTimes

Startup: Descubra como uma fintech de cartões quer faturar R$ 500 milhões em 2022

03 mar 2022, 15:41 - atualizado em 03 mar 2022, 15:41
Startup
José Pires Neto: Temos o objetivo de conceder crédito diretamente para o consumidor final (Imagem: FortBrasil/Divulgação)

A FortBrasil, startup que trabalha com cartões de crédito de loja, reportou um lucro de R$ 19 milhões em 2021, disse José Pires Neto, cofundador da companhia em entrevista ao Money Times.

De acordo com Neto, a fintech espera reportar R$ 500 milhões em receitas nesse ano, ante R$ 300 milhões em 2021. Para atingir essa meta a companhia comenta que vai expandir seus negócios com foco em “B2B to C”.

Ou seja, de início, a empresa vai conceder crédito por meio de uma companhia intermediária.

Depois, ela tende a ficar conhecida no mercado e, desse modo, passa a dar crédito diretamente para o cliente final.

Esse acesso ao consumidor será realizado de forma autônoma por meio de uma emissão de cartões de forma digital, com o uso  de QR codes, Whatsapp, Landing pages e outras ferramentas, com as quais o consumidor terá liberdade para preencher sua proposta do cartão.

“Para fechar essa meta, vamos também acelerar digitalização, que acreditamos muito fortemente e vemos que é primordial do nosso negócio, por isso, estamos adiantando o processo. Acredito que vamos termina o ano de 2022 com esse ciclo bem implementado”, disse Pires.

Ainda sobre o balanço, a startup terminou o ano com um total transacional de R$ 2,3 bilhões, avanço de 58% na comparação de 2021 com 2020.

“Nosso crescimento vem da expansão geográfica do produto principal, que é o Private label, para varejo de médio e pequeno porte. Além disso, o produto do cartão de crédito  também puxou o bom desempenho do ano”, afirma José Pires.

Para 2022, a empresa espera registrar uma cifra de R$ 3 bilhões em transações, alta de 30,4% na comparação com 2021.

Cenário macroeconômico não ajuda a startup

A startup também não nega a dificuldade gerada pelo cenário macroeconômico, que não deve ser um dos melhores, segundo o fundador da companhia.

Real brasileiro
A empresa também não nega a dificuldade gerada pelo cenário macroeconômico (Imagem: Pixabay/joelfotos)

Segundo o último relatório focus, divulgado pelo Banco Central, as expectativas são de uma inflação de 5,6% para o acumulado de 2022. Além disso, o PIB (Produto Interno Bruto) deve crescer 0,3% em relação a 2021.

Com essas expectativas, a FortBrasil também espera um ano turbulento, tendo em vista que a empresa tem como público-alvo final o consumidor de baixa renda, que precisa de acesso a crédito para comprar os produtos desejados.

Nessa linha, o cofundador da empresa comenta que a inadimplência tende a aumentar, justamente por esse cenário de baixo crescimento econômico e perda do poder de compra das famílias de baixa renda.

Outro ponto é que o lucro da fintech será bastante impactado pela alta dos juros.

Para Neto, a digitalização pode ser uma boa alternativa para esse período sombrio.

“Vamos superar essas adversidades sendo uma empresa mais digital, com custo de operação mais baixo, onde boa parte do atendimento é feito através de canais digitais, o que barateia os custos”, afirma Pires Neto.

Por fim, ele também explica que a FortBrasil vai expandir os negócios com o objetivo de diluir o custo fixo para gerar uma margem adicional no faturamento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
bruno.andrade@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar