Startup de IA Cohere negocia aporte com avaliação de US$ 6 bi, diz Reuters
A Cohere, uma empresa de modelos usados em aplicações de inteligência artificial está em negociações para levantar centenas de milhões de dólares em uma rodada de financiamento que pode avaliar a startup em mais de 6 bilhões de dólares, disseram fontes à Reuters.
A companhia concorre com a OpenAI, criadora do ChatGPT e apoiada pela Microsoft.
A captação é o mais recente sinal do interesse dos investidores em torno da inteligência artificial generativa.
A Cohere, com sede em Toronto e criada por ex-pesquisadores da Alphabet em 2019, subiu rapidamente na classificação de startups de inteligência artificial devido ao seu intenso histórico de pesquisa e laços estreitos com o Google, disseram investidores.
Os modelos base são sistemas de inteligência artificial treinados em grandes conjuntos de dados, com a capacidade de aprenderem com novas informações para executarem uma variedade de tarefas.
A inteligência artificial generativa visa fazer criações semelhantes às humanas por meio de código de computador que processou grandes quantidades de dados.
A Cohere está planejando introduzir um novo modelo de diálogo semelhante ao ChatGPT para permitir que os usuários corporativos gerem texto e se envolvam com o modelo para refiná-lo.
Ao contrário do ChatGPT, a tecnologia da Cohere será acessível principalmente para desenvolvedores e empresas, disse o presidente-executivo da startup, Aidan Gomez, à Reuters em entrevista.
“Nossos modelos de bate-papo estão mais focados em tarefas aplicáveis aos negócios, como responder a perguntas do que escrever poemas. Não planejamos entregá-los a todos para uso gratuito e ilimitado”, disse Gomez.
“Queremos construir um negócio saudável e sustentável.”
O executivo se recusou a comentar sobre o status de financiamento da empresa.
Não ficou imediatamente claro quanto a Cohere está tentando levantar na rodada atual.
Fontes pediram anonimato para discutir questões de financiamento privado.
Até o momento, a Cohere levantou 170 milhões de dólares junto a investidores que incluíram Index Ventures, Tiger Global, Geoffrey Hinton, Fei-Fei Li e Pieter Abbeel.