Startup comprada pela Amazon revela táxi que roda sem motorista
A Zoox, startup comprada pela Amazon.com, apresentou um veículo elétrico totalmente autônomo e sem volante, capaz de rodar dia e noite com uma única carga de bateria.
O veículo, que a Zoox descreve como robotáxi, pode levar até quatro passageiros. Com um motor em cada extremidade, se move em qualquer direção e atinge velocidade máxima de 120 km/h.
Duas baterias, localizadas sob cada fila de assentos, geram energia suficiente para o veículo rodar durante 16 horas até precisar de outra recarga, informou a empresa. Para comercializar essa tecnologia, a Zoox planeja lançar um aplicativo de solicitação de corridas em cidades como São Francisco e Las Vegas.
“Trata-se realmente de reinventar o transporte”, disse a CEO Aicha Evans em entrevista à Bloomberg Television. “Temos não apenas o capital necessário como também uma visão de longo prazo.”
Segundo ela, a empresa pretende lançar serviços de corridas em outros países. O preço das corridas não foi divulgado, mas a Zoox informou que seria “acessível” e competitivo em relação aos serviços operados por Uber Technologies e Lyft. A data de lançamento não foi revelada, porém foi confirmado que não aconteceria em 2021. Em um vídeo apresentado na segunda-feira, Evans usou o aplicativo Zoox para chamar um veículo no hotel Fairmont, em São Francisco, e deu uma volta no quarteirão.
Comprada pela Amazon em junho por uma quantia não revelada, a Zoox é uma das várias empresas que correm para colocar veículos totalmente autônomos nas ruas —uma conquista que está demorando mais do que o previsto.
A maioria está testando carros convencionais adaptados em vias públicas e poucos projetos são implantados comercialmente. Em outubro, a Waymo, da Alphabet, lançou um serviço de táxi totalmente sem motorista nos arredores de Phoenix. A Cruise, apoiada pela General Motors, também testa carros autônomos em São Francisco, recentemente sem motoristas de segurança, usando uma frota de veículos elétricos adaptados a partir do modelo Chevrolet Bolt.
Embora a implantação do serviço da Zoox ainda esteja a anos de distância, alguns veículos verdes de aparência peculiar já estão sendo construídos em uma fábrica em Fremont, na Califórnia, que eventualmente será capaz de produzir de 10.000 a 15.000 unidades anualmente, segundo executivos. Os fornecedores enviam os principais componentes pré-montados e a Zoox faz a montagem final em etapas, em um processo que se assemelha à construção de um conjunto de Lego. Os executivos se recusaram a identificar o fornecedor das baterias.
Veja o vídeo: