Startup capta fundos em corrida na área de táxi aéreo elétrico
A Volocopter GmbH levantou 200 milhões de euros (US $ 242 milhões) em capital adicional, no mais recente movimento de uma corrida cada vez mais competitiva para ser a primeira empresa de táxi aéreo elétrico a iniciar voos comerciais.
A captação atraiu novos investidores, incluindo a operadora de rodovias e aeroportos Atlantia SpA, a fabricante de pneus Continental AG, NTT, Avala Capital e fundos administrados pela BlackRock, disse a Volocopter em um comunicado na quarta-feira. A subscrição de ativos superou a oferta e todos os investidores existentes participaram.
A Volocopter planeja iniciar operações comerciais em Singapura em 2023 e passagens para voos turísticos de 15 minutos já estão à venda por 300 euros.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos também avalia um pedido de certificação, abrindo a possibilidade de voos em cidades como Los Angeles, Nova York, São Francisco e Washington nos próximos dois a três anos.
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A arrecadação de fundos ocorre em meio a uma enxurrada de investimentos no setor emergente de mobilidade aérea urbana, enquanto as empresas de táxi aéreo se acotovelam para trazer tecnologias rivais ao mercado.
A Joby Aviation no mês passado concordou em se fundir com a Reinvent Technology Partners, uma empresa formada pelos fundadores da LinkedIn Corp. e Zynga Inc., tornando-se pública. A transação deve gerar cerca de US$ 1,6 bilhão.
No início de fevereiro, o banqueiro Ken Moelis fechou outro acordo com a SPAC para listar a Archer, desenvolvedora de táxis voadores da Califórnia.
A transação deve gerar cerca de US$ 1,1 bilhão em receita bruta e envolve um investimento de US $ 20 milhões da United Airlines Holdings Inc., que disse que poderia comprar 200 veículos da empresa para levar os clientes ao aeroporto.
A Volocopter, que arrecadou 322 milhões de euros no total, disse que o novo financiamento vai “solidificar” sua posição em mobilidade aérea urbana, ajudando na certificação de seu modelo VoloCity e acelerando o lançamento de rotas comerciais.
O exemplar de dois lugares, movido por equipamentos elétricos, realizou seu primeiro teste tripulado em 2011 e, desde então, completou mais de 1.000 voos.
A empresa, cujos patrocinadores incluem as montadoras Daimler AG e Geely Automobile Holdings Limited, bem como a DB Schenker e o braço de capital de risco da fabricante de chips Intel Corp., estão buscando a aprovação da FAA, da Agência Europeia de Segurança da Aviação e de autoridades de Singapura.