CryptoTimes

Startup canadense acusa ConsenSys de roubar código de sistema de pagamentos

16 jul 2020, 14:25 - atualizado em 16 jul 2020, 14:25
Segundo a acusação, ConsenSys aproveitou a fase de incubação do projeto BlockCrushr e roubou a ideia da startup (Imagem: Crypto Times)

BlockCrushr Labs, startup canadense de tecnologia, está processando ConsenSys devido ao roubo de segredos comerciais.

No processo, BlockCrushr afirma que a empresa com foco no desenvolvimento da Ethereum roubou sua ideia para uma solução de pagamentos alimentada por contratos autônomos no blockchain Ethereum.

Segundo a acusação, ConsenSys lançou sua plataforma, “Daisy Payments”, um dia antes de a BlockCrushr lançar seu próprio produto.

Em 2018, BlockCrushr participou do Programa de Aceleração Tachyon da ConsenSys, durante o qual a equipe se encontrou com a ConsenSys e “detalhou cada aspecto de sua estratégias de marketing, financeiras, técnicas e regulatórias”.

Segundo a acusação, BlockCrushr também compartilhou o código-fonte para sua plataforma de pagamentos.

BlockCrushr afirma que a ConsenSys afirmou que ajudaria a startup com financiamento e investimentos, que a empresa afirma nunca ter recebido. Em fevereiro de 2019, a equipe da ConsenSys “interrompeu abruptamente suas comunicações” com a BlockCrushr.

Sem o financiamento e investimento prometidos, a startup teve de “dispensar funcionários e simplificar suas operações”.

Após garantir financiamento com um novo investidor, BlockCrushr correu para apresentar seu produto de investimentos ao mercado o mais rápido possível. Em 22 de agosto de 2019, um dia antes do lançamento do produto, ConsenSys lançou Daisy Payments.

No processo, BlockCrushr acusou a ConsenSys de agir como uma defensora para então copiar a tecnologia da startup, “usando sua posição de confiança” para lançar “um produto idêntico e concorrente”.

BlockCrushr busca por danos de compensação e royalties, lucros obtidos pela ConsenSys por alegadamente roubar segredos comerciais, liminares e despesas jurídicas.

theblock@moneytimes.com.br