Startup apoiada por Bill Gates busca cobalto no Quebec
Uma startup que tem magnatas como Bill Gates entre os investidores planeja usar algoritmos de processamento de dados para a busca de cobalto nos arredores de uma mina de níquel no Canadá controlada pela Glencore.
A Kobold Metals adquiriu direitos sobre uma área de cerca de 1.000 quilômetros quadrados – aproximadamente do tamanho da cidade de Nova York – no norte do Quebec, segundo o diretor-presidente da empresa, Kurt House. É a primeira incursão da Kobold desse tipo para abrir capital.
A Kobold Metals, com sede na área da Baía de São Francisco, espera usar análise de dados para criar um “Google Maps para a crosta terrestre”.
A empresa aposta que pode encontrar metais essenciais para a revolução dos veículos elétricos, como o cobalto, que até agora despistaram geólogos mais tradicionais.
House disse que as atividades de exploração da empresa na área do Quebec podem ajudar a provar o valor de sua abordagem.
“As sutilezas dos sinais geofísicos são realmente evidentes apenas quando você tem todos os dados e pode avaliá-los de uma maneira sistemática e estatisticamente rigorosa”, disse. “É demais para o cérebro humano processar.”
Ele disse que a empresa deve começar a coletar dados geofísicos nos próximos três a seis meses e poderia iniciar as perfurações em alguns anos.
A área, ao sul da mina de níquel Raglan da Glencore, é “altamente prospectiva” para metais do grupo cobalto, níquel e platina, disse House.
Os acionistas da Kobold Metals incluem a empresa de capital de risco Andreessen Horowitz, do Vale do Silício, a petroleira norueguesa Equinor e o Breakthrough Energy Ventures, um fundo que tem Gates e uma dúzia de outros magnatas entre os investidores, entre eles Jeff Bezos, Ray Dalio e Michael Bloomberg, proprietário da Bloomberg LP, controladora da Bloomberg News.
House disse que a exploração no Quebec é uma das várias atividades em andamento na Kobold Metals, como o estabelecimento de parcerias com empresas de mineração para ajudar a identificar maneiras de expandir seus recursos existentes.