BusinessTimes

Starbucks vai dar adeus aos seus tradicionais copos? Entenda plano da companhia

21 mar 2022, 14:19 - atualizado em 21 mar 2022, 15:48

Até 2025, a Starbucks quer criar um movimento cultural por opções de consumo reutilizáveis, oferecendo aos clientes fácil acesso a um copo pessoal ou reutilizável fornecido pela Starbucks para cada visita.

Com a ação, a ideia é diminuir a atratividade dos tradicionais copos da Starbucks, que são um detalhe característico da marca.

Michael Kobori, diretor de sustentabilidade da Starbucks, disse que o copo é um símbolo onipresente da marca, ressaltando a divulgação orgânica pelos copos.

Porém, ele ponderou que o objeto faz parte de uma sociedade em que tudo é descartável. Dessa forma, a solução da marca, pensando na sustentabilidade, é apostar no incentivo de outras formas de consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras formas de consumo

As novas formas de consumo das bebidas estão sendo incentivadas ao redor do mundo, com três possibilidades sendo aplicadas:

  • For Here Ware;
  • Borrow a Cup;
  • 100% Reusable Operating Models.

No caso do For Here Ware, a proposta é que os clientes tenham e levem a própria caneca da Starbucks para consumir bebidas. Já o Borrow a Cup propõe que o cliente utilize uma caneca da Starbucks emprestada, devolvendo após a utilização.

A aplicação do 100% Reusable Operating Model está em fase de teste em algumas lojas da Coréia do Sul, excluindo completamente a opção descartável. A alternativa que não se expandiu até o momento.

Os copos descartáveis vão acabar no Brasil?

A Starbucks informou que os copos tradicionais não vão acabar no Brasil — e, até o momento, nem no restante do mundo —, apesar do foco em reduzir o descartável e torná-lo menos atraente aos consumidores.

A empresa destacou que a Starbucks e a SouthRock, operadora de varejo licenciada no Brasil, continuam avaliando outras iniciativas que ajudarão a alcançar as metas de sustentabilidade no país.

A Starbucks ressaltou que a alternativa do For Here Ware já está disponível aos consumidores. Ou seja, o consumidor pode pedir que a bebida seja servida em canecas da Starbucks e devolvê-la após o consumo.

A alternativa do Borrow a Cup, da caneca emprestada, ainda não é oferecida no país.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.