Standard Chartered lançará corretora cripto para setor institucional europeu
O gigante banco britânico Standard Chartered planeja lançar uma corretora cripto com foco institucional para clientes britânicos e europeus.
A unidade de inovação e empreendimento do Standard Chartered SC Ventures firmou parceria com o BC Group, empresa-mãe da corretora cripto OSL, regulamentada em Hong Kong.
SC Ventures e BC Group irão criar um empreendimento conjunto para conectar investidores institucionais a contrapartes e permitir que negociem usando criptomoedas, como bitcoin (BTC) e ether (ETH).
A previsão é que o empreendimento conjunto seja lançado no quarto trimestre de 2021, sujeito a aprovações regulatórias.
Usman Ahmad, o diretor informação do BC Group, será o CEO da nova entidade. Nick Philpott, diretor executivo e líder da estrutura de mercado do Standard Chartered será o diretor operacional do empreendimento conjunto.
“Temos uma forte convicção de que criptoativos estão aqui para ficar e serão adotados pelo mercado institucional como uma classe de ativos altamente relevante”, disse Alex Manson, líder do SC Ventures.
“A nova empresa irá fornecer uma plataforma de corretagem para permitir a adesão e a negociação seguras pelos maiores e mais exigentes investidores do mundo.”
SC Ventures também está no processo de lançar um serviço institucional de custódia cripto, Zodia Custody. Para essa iniciativa, SC Ventures firmou parceria com a Northern Trust em dezembro de 2020.
SC Ventures também é um investidor da empresa suíça de blockchain Metaco e está colaborando com o Banco da Tailândia (BoT) e a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) para explorar a interoperabilidade em blockchain para transferências internacionais de fundos.