Standard Chartered anuncia Zodia, serviço de custódia cripto
SC Ventures, o braço de inovação e empreendimento do Standard Chartered, firmou uma parceria com Northern Trust para lançar um serviço de custódia cripto.
Chamada de Zodia Custody, a nova empresa será lançada em Londres, segundo um anúncio dessa terça-feira (8). A previsão é que Zodia comece suas operações em 2021, pois está no aguardo do registro com a Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido (FCA) e outras condições regulatórias.
#SGFintechFest: Thrilled to share that together with @NorthernTrust, we’ve launched Zodia Custody, an institutional-grade custody solution for #cryptocurrencies and other #digitalassets. Full story? here: https://t.co/My92cjySbm#rewiringtheDNAinbanking pic.twitter.com/wFQIWgLyfz
— SC Ventures by Standard Chartered (@scventuresDNA) December 9, 2020
A notícia confirma rumores de que a SC Ventures estaria desenvolvendo uma solução de custódia cripto para investidores institucionais. Na época, não se sabia sobre a participação da Northern Trust.
Em seu lançamento, Zodia fornecerá serviços de custódia para bitcoin (BTC) e ether (ETH) e, no futuro, irá fornecer suporte para mais criptomoedas no futuro, incluindo XRP, litecoin (LTC) e bitcoin cash (BCH), segundo o anúncio.
“A apresentação de custódia digital, apoiada pelo conhecimento e pela experiência de bancos centrais, é um avanço na evolução e apoio de mercados institucionais de criptomoedas”, disse Pete Cherecwich, presidente de serviços corporativos e institucionais na Northern Trust.
“As capacidades robustas da Zodia irão possibilitar que donos de ativos institucionais, ‘family offices’ e gestores de ativos invistam em uma ampla gama de criptomoedas conforme o interesse por esses instrumentos financeiros emergentes e inovadores continua a crescer.”
Também haverá negociação de criptomoedas?
Um artigo da CoinDesk afirma que Standard Chartered também irá lançar um serviço de negociação cripto para investidores institucionais.
Citando “duas fontes familiares com o plano”, o artigo explica que o banco está trabalhando com um grupo de corretoras cripto e mesas de mercado de balcão para apresentar essa nova oferta, como LMAX e ErisX. Afirma-se que Standard Chartered realizará o teste da primeira negociação em janeiro de 2021.
Também há relatos de que o banco está criando um token padrão ERC-20 para sua plataforma cripto.
“Estamos criando nosso próprio token para garantia fiduciária e esperamos que se torne o equivalente ao tether, salvo que a garantia ou dinheiro tokenizado será retido na conta bancária de negociação de um banco apropriado, como Standard Chartered, JPMorgan, Deutsche Bank”, disse uma das fontes à CoinDesk.
Inúmeras instituições financeiras e bancos famosos estão analisando ofertas de serviços cripto, como JPMorgan, DBS e BBVA. A tendência geral sugere que gigantes que antes se afastavam de cripto agora estão acolhendo a nascente indústria.