CryptoTimes

Square, de Jack Dorsey, se junta a organização que promove redução de patentes

15 set 2021, 9:23 - atualizado em 15 set 2021, 9:23
Fundada pelo CEO do Twitter, Jack Dorsey, a Square agora pode licenciar suas patentes para outros membros da organização sem exigir direitos autorais, reduzindo o risco de registro de patentes enquanto expande plataformas, aplicativos e serviços de código aberto (Imagem: YouTube/Square)

A empresa de pagamentos Square se tornou o mais novo membro da Open Invention Network (OIN), uma organização que objetiva reduzir o registro agressivo de patentes a favor de softwares de código aberto, de acordo com uma declaração dessa terça-feira (14).

Ao se tornar membro da OIN, a Square pode licenciar suas patentes para outros membros sem exigir direitos autorais – reduzindo o risco de registro de patentes enquanto expande plataformas, aplicativos e serviços de código aberto.

“Como líder global na iniciativa de democratizar serviços financeiros, estamos felizes em anunciar que a Square está comprometida em evitar o registro agressivo de patentes da tecnologia Linux e em promover tecnologias de código aberto adjacentes”, disse Keith Bergelt, CEO da OIN, na declaração.

A OIN foi fundada pelo Google, IBM, Philips, Sony, Toyota, pela empresa japonesa de tecnologia NEC e pela companhia alemã de software de código aberto SUSE. A organização conta com mais de 3,5 mil membros, os quais têm acesso a inúmeras patentes e aplicações, além do portfólio da OIN, que conta com mais de mil ativos de protocolo de internet.

A Square ajudou a estabelecer a Crypto Open Patent Alliance (COPA), cujos membros se comprometem a evitar usar suas patentes de tecnologia cripto, a não ser em cenários de defesa.

theblock@moneytimes.com.br