Square, de Jack Dorsey, poderá desenvolver equipamentos para mineração de bitcoin
A companhia de pagamentos digitais Square poderá se tornar a próxima gigante dos circuitos integrados de aplicação específica (ASICs, na sigla em inglês).
Em uma sequência de tuítes publicados na última sexta-feira (15), Jack Dorsey, CEO do Twitter e da Square, anunciou grandes planos para a empresa de pagamentos.
Além de prometer “desenvolver com código aberto”, Dorsey enfatizou a necessidade de maior acessibilidade e descentralização da mineração de bitcoin (BTC).
O papel desproporcional de grandes pools de mineração e, particularmente, a concentração geográfica deles têm sido críticas de longa data à rede Bitcoin.
Dorsey também destacou a promessa de uma integração vertical para uma empresa que está desenvolvendo equipamentos para mineração cripto e as restrições desnecessárias à cadeia de suprimentos na produção de silício.
Square is considering building a Bitcoin mining system based on custom silicon and open source for individuals and businesses worldwide. If we do this, we’d follow our hardware wallet model: build in the open in collaboration with the community. First some thoughts and questions.
— jack⚡️ (@jack) October 15, 2021
Atualmente, os maiores produtores de mineradores ASIC são companhias chinesas, especialmente Bitmain e Canaan.
No entanto, o atual governo do país proibiu recentemente a indústria doméstica de criptomoedas, a qual resultou em uma mudança de eixo favorável aos Estados Unidos, que se tornou o maior minerador de bitcoin.
O crescimento do mercado estadunidense e os constantes acúmulos de ordens para máquinas de mineração importadas pode aumentar o interesse de empresas americanas, como a Square.
Entre companhias de capital aberto, Square tem estado na linha de frente, com relação ao envolvimento com cripto. Nesses últimos meses, Dorsey afirmou que a companhia de pagamentos irá desenvolver uma carteira de hardware para bitcoin.