Square anuncia plano de sustentabilidade que envolve mineração mais ecológica de bitcoin
A empresa de pagamentos Square optou por apoiar operações de mineração de bitcoin que utilizam energias renováveis como parte de uma ampla iniciativa mais ecológica.
Segundo um comunicado de imprensa desta terça-feira (8), Square deseja se tornar neutra em carbono até 2030.
We are also launching a Bitcoin Clean Energy Investment Initiative, committing $10M to support companies that help drive adoption and efficiency of renewables within the bitcoin ecosystem.
More information in our full press release below. (2/2)https://t.co/6ppkwc3Uk2
— Square (@Square) December 8, 2020
Isso inclui a redução das emissões de escopo 3 da empresa, que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) descreve como um jusante e montante de poluição por uma empresa que esta não consegue controlar diretamente.
Square firmou parceria com a empresa de combate à mudança climática Watershed para reduzir suas emissões de carbono.
A tese de investimento em bitcoin da Square
Além disso, Square aplicou US$ 10 milhões em sua recém-lançada “Iniciativa de Investimento em Energia Renovável para o Bitcoin” (em tradução livre), que fornecerá suporte a outras empresas do ecossistema bitcoin conforme adotam energias renováveis.
Segundo a Square:
A “Bitcoin Clean Energy Investment Initiative” fornecerá suporte a empresas que trabalham com tecnologias de energia limpa na mineração de bitcoin e bisa acelerar sua transição para energia renovável em vez de apenas remover o carbono do bitcoin processado pela Square.
A empresa pretende reinvestir seus lucros de investimento na iniciativa e está explorando a possibilidade de abri-la para participação a um consórcio de empresas com ideias semelhantes a fim de ampliar o impacto [da iniciativa].
Square visa atingir sua neutralidade de carbono por meio da redução de suas próprias emissões e escalar um portfólio de redução de emissões, previsto para lançamento no primeiro trimestre de 2021.