Spotify tem receita trimestral melhor que a esperada, mas anúncios desaceleram
O serviço de streaming de áudio Spotify superou nesta terça-feira as estimativas de Wall Street para receita e ganhos de assinantes no terceiro trimestre, mas disse que as condições econômicas desafiadoras levaram a um crescimento de receitas com publicidade mais lento do que o previsto.
A Spotify disse que as margens do terceiro trimestre ficaram abaixo da previsão, culpando “alguma suavidade na publicidade”, flutuações cambiais e pagamentos retroativos de royalties a compositores e editores de música.
“Este é um indicador precoce das preocupações que as empresas estão tendo sobre a economia”, disse o presidente-executivo da Spotify, Daniel Ek, à Reuters. “Não estamos preocupados com o longo prazo, mas definitivamente está nos impactando no curto prazo e contribuiu para o impacto na margem bruta que tivemos neste trimestre também.”
O número de usuários ativos mensais subiu para 456 milhões no terceiro trimestre, um acréscimo de 23 milhões em três meses e acima da própria previsão da companhia e das estimativas dos analistas, de 448,6 milhões.
Os assinantes premium, que respondem pela maior parte da receita da empresa, cresceram 13%, para 195 milhões, superando as estimativas de analistas, de 194 milhões.
A receita suportada por anúncios cresceu 19% no trimestre, para 385 milhões de euros, com crescimento de dois dígitos em todas as regiões, exceto na Europa, onde a Spotify disse que viu o impacto das condições econômicas desafiadoras.
As ações da Spotify acumulam queda de 58,5% este ano, refletindo as preocupações do mercado com a alta da inflação e receios sobre recessão.
A receita do trimestre somou 3 bilhões de euros, um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado e consistente com as estimativas de analistas, segundo dados da Refinitiv.
A margem bruta caiu para 24,7%, abaixo das expectativas da empresa, que citou fraqueza no mercado publicitário e um grande contrato fora dos EUA.
A companhia teve prejuízo operacional de 228 milhões de euros, acima das projeções dos analistas de 168,6 milhões.
A Spotify estimou que atingirá 479 milhões de usuários ativos mensais no quarto trimestre, um acréscimo de 23 milhões. A empresa também previu que adicionará 7 milhões de assinantes premium, elevando o número total para 202 milhões.
Com isso, a receita do quarto trimestre somará 3,2 bilhões de euros, com prejuízo operacional de 300 milhões de euros.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!