Spotify caminha para a Web3 por meio de NFTs
O Spotify caminha rumo à Web3 (conceito de interação baseada na tecnologia blockchain) por meio de acessos exclusivos para detentores de NFTs.
A novidade é que, a partir da conexão da carteira virtual do usuário, detentores de um NFT específico terão acesso a uma playlist na plataforma de músicas.
O NFT em questão é do “The Real Kingship”, um grupo de colecionadores de Bored Ape Yacht Club que comercializa o direito de imagem de seu NFTs.
O anúncio não veio oficialmente da empresa, mas do próprio “The Real Kingship”. O Spotify confirmou através do perfil oficial da empresa ao responder o anúncio do grupo.
O grupo de detentores de BAYC comunicou que o acesso à playlist será por meio de NFT no Spotify. O perfil oficial da empresa confirmou a parceria comentando: “Animados para ter você conosco”.
“Esta é uma playlist com curadoria especial exclusiva para os titulares do KINGSHIP Key Card (NFT)”, diz o anúncio.
Excited to have you here ?
— Spotify (@Spotify) February 22, 2023
A coleção de Bored Ape Yacht Club é uma das que mais entrega liberdade comercial aos detentores. O Kingship é um conjunto de detentores da coleção que comercializa a marca em volta e seus NFTs.
Spotify na Web3; o que significa?
Lugui Tillier, CCO da Lumx Studios, afirma que o anúncio é um movimento interessante e ousado, porque, segundo ele, a empresa está testando a funcionalidade em sua própria plataforma. “O que as empresas fazem, geralmente, é construir uma plataforma [própria para isso]”, diz.
Tiller compara o movimento com os recentes do Twitter – com o Twitter Blue, permitindo verificação de NFTs – e do Instagram – de publicar um NFT a partir da conexão da carteira.
“Sendo honesto. É algo muito básico, que traz pouca utilidade para o detentor no primeiro momento. Mas mostra o comprometimento da empresa, e começa a dar margens para outras oportunidades”, diz.
Para ele, o modelo de “token-gated” – onde plataformas permitem conexão com carteiras virtuais para dar acesso à exclusividades – deve ser um dos grandes movimentos em 2023.
“É um novo hábito de consumo, são novas formas de engajar, conversar e conhecer um usuário online. Claramente essas plataformas sociais vão abraçar esse modelo de conexão”, diz.
Entre as possibilidades futuras no Spotify, o CCO cita acesso antecipado a lançamentos de músicas; acesso à bastidores e distribuição de NFTs oficiais do Spotify com base em dados do usuário com benefícios.