SpaceX, empresa espacial de Elon Musk, gera conflitos entre China e EUA
Conflitos entre China e Estados Unidos chegaram ao espaço. Com potenciais riscos de colisão entre as principais estações espaciais do mundo, o país asiático acusou os EUA de não se responsabilizarem pelos satélites lançados pela SpaceX, a empresa espacial de Elon Musk.
No ano passado, satélites americanos ultrapassaram os limites de segurança da estação espacial chinesa, de acordo com Zhao Lijian, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.
Após a própria Nasa alertar a empresa de Musk sobre os riscos que seus equipamentos espaciais poderiam causar, a China notificou a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) sobre a proximidade de satélites norte-americanos de suas bases de operações espaciais.
Em declaração ao Comitê sobre o Uso Pacífico do Espaço Sideral, os EUA declararam que não notificaram as autoridades chinesas porque as aproximações não atingiram os limites de segurança estabelecidos.
As advertências dadas pelo governo chinês também criticam o plano da SpaceX de aumentar sua frota de satélites em 30 mil, o que poderia interferir nas ações de monitoramento e observação de asteroides da Estação Espacial Internacional.
Com os conflitos entre as duas maiores potenciais mundiais alcançando outras órbitas, questionamentos começam a se formar sobre a importância de medidas mais rígidas com relação ao uso do espaço sideral por empresas do setor privado e pelos próprios governos de Estado.
*Com informações de Bloomberg Línea