AgroTimes

Spa para carros: Paulo Henrique Sampaio conta como a Vonixx chegou ao exterior

17 set 2022, 15:15 - atualizado em 17 set 2022, 15:15
Paulo Henrique Sampaio
Vonixx traz cuidados automotivos a partir da cera de carnaúba. O empresário Paulo Henrique Sampaio conta como anda a expansão no mercado internacional. (Imagem: Divulgação/Vonixx)

O carro é uma paixão nacional do brasileiro, ainda que a venda de veículos novos no país tenha caído 15,41% no 1º semestre de 2022, segundo a Fenabrave. Foi pensando nos cuidados aos automóveis que a empresa brasileira Vonixx ganhou novos ares.

A empresa, sediada no Ceará, ostenta um crescimento de cerca de 112% das vendas entre 2020 e 2021, além da presença em 32 países, como Japão, Estados Unidos, Coreia do Sul, Espanha, Portugal, Irlanda, entre outros.

O atual CEO da Vonixx, Paulo Henrique Sampaio, conta que a partir de 2005 formalizou a sua primeira empresa de produtos de embelezamento de automóveis. Ela ainda tinha o nome de Quimiflex, um empreendimento que há 4 anos vinha conquistando uma razoável clientela na cidade de Fortaleza.

Alguns anos depois, em 2012, como uma estratégia de reposicionamento da marca, a Quimiflex passou a chamar-se Vonixx, quando a companhia passou a ter tração nacional.

Paulo Henrique também é químico desenvolvedor da Vonixx, em especial no aperfeiçoamento de produtos como a cera de carnaúba.

E tal ligação remonta à história do seu bisavô, Félix Ferreira Sampaio, que, em 1944, na sua fazenda Caraúbas, em Morada Nova (CE), já utilizava a palha da palmeira como matéria-prima para a produção da cera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expansão internacional

O empresário tem  como objetivo expandir os seus horizontes, para entrar, de vez, no mercado internacional de produtos automotivos.

O projeto de tornar a empresa uma marca internacional segue a todo vapor, inclusive com várias parcerias. Nesse contexto existem sinergias com a Unifor (Universidade de Fortaleza), Nupex (Núcleo de Práticas de Comércio Exterior), entre outras.

Em razão dessas iniciativas, Paulo Henrique também se orgulha de já estar presente em dezenas de países, dos seus mais de 200 funcionários e de produzir milhões quilogramas de produtos por ano.

As conquistas ajudam a estabelecer a marca brasileira como a mais bem sucedida nesse segmento de produtos para cuidados automotivos na América Latina.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.