Mercados

S&P fecha praticamente estável enquanto investidores esperam por catalisadores

07 jun 2021, 17:28 - atualizado em 07 jun 2021, 18:10
O índice Dow Jones juntou-se ao S&P para fechar em território negativo (Imagem: Getty Images)

O índice S&P 500 (SPX) encerrou em queda nominal em uma sessão moderada nesta segunda-feira, com os investidores aguardando as notícias acerca de um imposto corporativo mínimo global, temores persistentes inflacionários e uma falta de catalisadores para mover o mercado.

O Dow Jones (DJI) encerrou também em território negativo, enquanto o Nasdaq (US100) terminou em alta. Ainda assim, os índices S&P e Dow Jones permaneceram dentro de um ponto percentual de suas máximas recordes de fechamento.

O Dow Jones caiu 0,36%, para 34.630,24 pontos, o S&P 500 perdeu 0,08%, aos 4.226,52 pontos. Já o Nasdaq valorizou-se 0,49%, aos 13.881,72 pontos.

“Tematicamente, encerramos com os balanços, então você tem essa calmaria entre os relatórios, ao passo que o que impulsiona o mercado são os dados econômicos”, disse Joseph Sroka, diretor de investimentos da NovaPoint em Atlanta. “Não há muito ímpeto para os investidores agirem hoje.”

“Tem havido uma oscilação entre se a inflação será transitória ou persistente, e a próxima carta que é virada para isso é o relatório do IPC (índice de preços ao consumidor) na quinta-feira”, acrescentou Sroka.

O índice de smallcaps teve um desempenho superior, à medida que o frenesi contínuo do varejo impulsionava as ações cujos expressivos volumes de negociação recentes foram atribuídos à agitação das mídias sociais.

As ações da AMC Entertainment Holdings saltaram 14,8%, estendendo o ganho de 85% da semana anterior.

Outras chamadas “ações meme”, incluindo GameStop Corp e ações listadas nos Estados Unidos da Blackberry Ltd, valorizaram-se entre 7% e 14%.

“Você tem visto uma democratização do mercado baseado na tecnologia, que já dura décadas, e certamente há grupos de investidores individuais que aderem a essas ideias”, disse Sroka. “Estamos vendo operações especulativas em uma época de múltiplos meios de comunicação e as mídias sociais amplificam as notícias.”

As economias avançadas do Grupo dos Sete (G7) concordaram no sábado em apoiar um imposto corporativo global mínimo de pelo menos 15%, uma medida que a secretária do Tesouro, Janet Yellen, chamou de “compromisso significativo e sem precedentes” para encerrar o que ela chamou de corrida de desregulamentação global.

Em Washington, os parlamentares estão redobrando os esforços para elaborar um pacote bipartidário de gastos em infraestrutura, com os democratas da Câmara esperando apresentar um projeto de lei para votação já na quarta-feira.

reuters@moneytimes.com.br