S&P fecha perto da estabilidade e chips impulsionam Nasdaq
O índice de ações S&P 500 terminou o pregão praticamente estável, com os fabricantes de chips ajudando a empurrar o Nasdaq para território positivo em uma quinta-feira de feriado nos Estados Unidos, um dia após relatórios de inflação mais quentes do que o esperado abalarem a confiança dos investidores e interromperem um sequência de recordes de fechamento.
As ações da Walt Disney Co caíram na esteira de um balanço decepcionante e arrastaram o Dow Jones para o vermelho.
O mercado de títulos ficou fechado pelo Dia dos Veteranos e, na ausência de dados econômicos e com o fim da temporada de balanços do terceiro trimestre, houve poucos catalisadores para mover os mercados em qualquer direção.
“Dias como hoje são realmente difíceis de julgar porque você basicamente tem metade do mercado fechado”, disse Peter Tuz, presidente do Chase Investment Counsel em Charlottesville, Virgínia. “Eventos corporativos e de setores específicos estão impulsionando os mercados hoje.”
“Haverá muito mais negociações amanhã do que hoje, então teremos que esperar para ver o que vai acontecer”, acrescentou Tuz.
Os investidores estavam favorecendo ações de crescimento em vez das de valor, e smallcaps sensíveis ao ciclos econômicos e chips estavam tendo desempenho superior ao do mercado em geral.
O índice da Philadelphia SE Semiconductor subiu 1,9%, recuperando-se de sua pior sessão em mais de seis semanas, impulsionado pelos ganhos da Nvidia Corp depois que a corretora Susquehanna elevou o preço-alvo do fabricante de chips.
Os participantes do mercado estavam digerindo dados recentes da inflação que sugeriram que a atual onda de picos de preços devido aos desafios crônicos de abastecimento mundial poderia ser mais persistente do que muitos –incluindo o Federal Reserve dos EUA– esperavam.
O Dow Jones (DJI) caiu 0,44%, para 35.921,23 pontos, o S&P 500 (SPX) teve variação positiva de 0,06%, a 4.649,27 pontos, e o Nasdaq Composite (US100) subiu 0,52%, para 15.704,28 pontos.
Entre os 11 principais setores do S&P 500, seis fecharam em alta, com materiais liderando os ganhadores. Serviços de utilidade pública sofreram a maior perda percentual.
As ações da Walt Disney Co despencaram 7,1% e foram o maior empecilho para o Dow após seu decepcionante balanço, no qual a empresa de mídia relatou quedas em assinantes de streaming e receitas de parques temáticos.