Mercados

S&P 500 tem alta leve enquanto investidores aguardam próximos dados de empregos e altas de juros

08 mar 2023, 18:42 - atualizado em 08 mar 2023, 19:22
S&P 500
De acordo com dados preliminares, o S&P 500 ganhou 0,14%, para 3.991,91 pontos (Imagem: Pixabay/retobkeller )

O índice S&P 500 fechou em leve alta, enquanto o Dow Jones caiu nesta quarta-feira, quando investidores lidaram com mensagens mistas do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, e dos dados econômicos dos Estados Unidos, antes dos próximos relatórios de trabalho e inflação, que podem determinar a trajetória futura da alta dos juros do banco central norte-americano.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Em seu segundo dia de depoimento ao Congresso dos EUA nesta quarta-feira, Powell reafirmou sua mensagem de terça-feira, de aumentos mais altos e potencialmente mais rápidos nos custos de empréstimos.

No entanto, ele sugeriu que a próxima decisão de ajuste dos juros depende dos dados a serem divulgados antes da reunião do Fed em março.

Outro relatório mostrou que as vagas de emprego nos EUA caíram menos do que o esperado em janeiro, e os dados do mês anterior foram revisados ​​para cima, uma indicação de condições persistentemente apertadas do mercado de trabalho que alimentaram preocupações de que isso manteria o Federal Reserve encaminhado para elevar a taxa básica por mais tempo.

Operadores continuaram a aumentar as apostas em um incremento da taxa básica do Fed de 0,50 ponto percentual no final deste mês, com os futuros de juros mostrando recentemente uma chance de cerca de 80% para tal movimento, acima dos cerca de 70% na terça-feira e 31% na segunda-feira, antes da primeira audiência de Powell, de acordo com a ferramenta FedWatch do CME Group.

O  Dow Jones Industrial Average (DJI) caiu 0,18%, para 32.798,4 pontos. O S&P 500 (SPX) subiu 0,14%, para 3.992,01 pontos.

O índice de tecnologia Nasdaq Composite (US100) avançou 0,4%, para 11.576,00 pontos. Entre os 11 principais setores do S&P, sete fecharam em alta. Energia, com queda de 1%, teve o pior desempenho, com a queda dos preços do petróleo.

Na liderança dos ganhos ficou o setor imobiliário, que fechou em alta de 1,3%. Tecnologia teve o segundo maior ganho, com alta de 0,8%, o que ajudou o Nasdaq a superar os outros principais índices.

(Atualizada às 19:22)

reuters@moneytimes.com.br