S&P 500 fecha em leve baixa com alta de rendimentos dos Treasuries compensando dados de varejo
O índice S&P 500 terminou em leve baixa nesta quinta-feira, reduzindo as perdas no fim do pregão, depois que dados inesperadamente fortes de vendas no varejo ressaltaram a força da recuperação econômica dos EUA.
Os três principais índices passaram grande parte do dia em território negativo, com os rendimentos crescentes dos títulos do Tesouro dos EUA pressionando ações de tecnologia e o dólar em alta pesando sobre exportadoras.
A Amazon.com Inc (AMZN), impulsionada por sólidas vendas online no relatório do Departamento de Comércio, ajudou a empurrar o Nasdaq para território positivo.
Os papéis de tecnologia encabeçaram o rali do mercado desde o fundo do poço do ano passado.
“Olhando para o dia de hoje, claramente tivemos notícias positivas das vendas no varejo, e parece que a desaceleração massiva da economia não está se materializando como muitas pessoas esperavam”, disse Ryan Detrick, estrategista sênior de mercado da LPL Financial em Charlotte, Carolina do Norte.
“É um bom lembrete de que a economia ainda está dando dois passos à frente a cada passo para trás, mesmo em meio às preocupações com a Covid”, acrescentou Detrick.
Transportes e microchips, setores economicamente sensíveis, estiveram entre os de melhor desempenho.
Dados divulgados antes da abertura do mercado de ações mostraram um salto inesperado nas vendas no varejo nos EUA, evidência da resiliência do consumo.
O índice Dow Jones (DJI) caiu 0,18%, a 34.751 pontos, enquanto o S&P 500 (SPX) perdeu 0,15511%, a 4.474 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite (US100) avançou 0,13%, a 15.182 pontos.