S&P 500 fecha em alta após Powell tranquilizar mercado
O índice S&P 500 terminou a volátil sessão desta quarta-feira com ganho, após ter atingido brevemente um recorde intradia, à medida que investidores contrabalançaram preocupações com a inflação e comentários tranquilizadores do chair do Federal Reserve, Jerome Powell.
Dos 11 setores do S&P 500, serviços públicos, imobiliários e bens de consumo básicos tiveram os desempenhos mais fortes, subindo cerca de 0,9% cada, enquanto o segmento de energia afundou cerca de 3%.
Powell afirmou em audiência no Congresso dos Estados Unidos que a política monetária do país oferecerá um “apoio poderoso” à economia “até que a recuperação esteja completa”, em comentários que descreveram o salto recente na inflação como temporário e focaram na necessidade de um crescimento contínuo do emprego.
As declarações de Powell ocorrem após dados terem mostrado nesta semana que os preços ao produtor nos EUA subiram mais do que o esperado em junho, enquanto os preços ao consumidor registraram a maior alta em 13 anos.
Por outro lado, bancos deram início nesta semana à temporada de balanços do segundo trimestre. Analistas esperam um aumento de 66% nos lucros por ação das companhias do S&P 500, de acordo com estimativas do IBES, da Refinitiv.
“Todo mundo sabe que os lucros serão muito fortes. A questão é como os mercados reagem a esses lucros e quais as perspectivas fornecidas pelas diretorias. Isso é mais crítico do que qualquer coisa”, disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos do Inverness Counsel em Nova York.
O Dow Jones (DJI) fechou em alta de 0,13%, a 34.933,43 pontos, enquanto o S&P 500 (SPX) subiu 0,12%, a 4.374,38 pontos. Já o Nasdaq Composite (US100) recuou 0,22%, a 14.644,95 pontos.