Mercados

S&P 500 encerra perto da estabilidade com preocupações com calote de hedge fund afetando bancos

29 mar 2021, 17:20 - atualizado em 29 mar 2021, 18:06
EUA Mercados Wall Street
Os índices terminaram em suas mínimas do dia (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

O índice S&P 500 encerrou próximo da estabilidade nesta segunda-feira, com as ações dos bancos caindo em meio a alertas de perdas potenciais com o calote de um hedge fund que não cumpriu chamadas de margem, enquanto o otimismo sobre a economia limitou as quedas do dia.

O índice Dow Jones terminou em alta, com as ações da fabricante de aviões Boeing Co (BA) subindo 2,3% depois que a empresa fechou um acordo com a companhia de baixo custo dos Estados Unidos Southwest Airlines Co para pedidos de aeronaves 737 MAX.

O Nomura e o Credit Suisse estão enfrentando bilhões de dólares em perdas depois que um hedge fund dos EUA, identificado por fontes como Archegos Capital, não cumpriu com as chamadas de margem, colocando os investidores em alerta sobre quem mais poderia ter entrado em dificuldade.

Uma chamada de margem é quando um banco pede a um cliente que forneça mais garantias se uma transação parcialmente financiada com dinheiro emprestado cair drasticamente em valor.

Se o cliente não puder fazer isso, o credor venderá os ativos para tentar recuperar o que é devido.

As ações de grandes bancos norte-americano e até mesmo de bancos locais caíram com as notícias.

O índice acionário KBW Nasdaq Bank chegou a cair em torno de 3,5% antes de reduzir as perdas para terminar em recuo de 2,3%.

“Ainda há conversas sobre se os bancos norte-americanos podem ser afetados ou não. Essa é uma questão que está à espreita. Mas até agora o mercado seguiu em frente (em relação às notícias) essencialmente”, disse Quincy Krosby, estrategista-chefe de mercado da Prudential Financial em Newark, New Jersey.

Os índices terminaram em suas mínimas do dia. O otimismo sobre rápidas imunizações e estímulo recorde, que levou os índices Dow Jones e S&P 500 a máximas recordes de fechamento na semana passada, ajudou a manter um suporte no mercado junto a projeções otimistas para os próximos balanços, disse ela.

O Dow Jones (DJI) subiu 0,3%, para 33.171,37 pontos, o S&P 500 (SPX) perdeu 0,09%, para 3.971,09 pontos, e o Nasdaq (US100) caiu 0,6%, para 13.059,65 pontos.

reuters@moneytimes.com.br