S&P 500 e Nasdaq renovam máximas de fechamento após fala de Powell
Wall Street registrou um rali nesta sexta-feira, com S&P e Nasdaq cravando máximas recordes de fechamento pela quarta vez nesta semana, após declarações do chairman do Federal Reserve, Jerome Powell, acalmarem temores do mercado sobre o cronograma para a redução de estímulos do banco central dos Estados Unidos e levarem investidores às compras antes do final de semana.
Os três principais índices acionários norte-americanos acumularam ganhos semanais.
“Vejo duas coisas acontecendo”, disse Mike Zigmont, chefe de pesquisas e negociação da Harvest Volatility Management em Nova York. “Vejo uma validação reflexiva de compras nas baixas e o mercado abraçando um Fed ‘dovish’.”
Em relação à sequência recente de máximas históricas dos índices, incluindo o 52º fechamento do S&P 500 em uma máxima recorde neste ano, Zigmont disse que “a marcha tem sido bem consistente.
Os ‘declínios’ têm sido muito pequenos, e as recuperações estão acontecendo de maneira bem rápida.”
Em comentários durante o simpósio de Jackson Hole, Powell não forneceu uma imagem mais clara sobre o cronograma para a redução gradual das compras de ativos ou para aumento das taxas de juros pelo banco central norte-americano elementos-chave da política monetária “dovish” (que contempla estímulos monetários), destinada a ajudar a economia a se recuperar da recessão causada pela pandemia.
O índice Dow Jones (DJI) subiu 0,69%, a 35.456 pontos, enquanto o S&P 500 (SPX) ganhou 0,880761%, a 4.509 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq (US100) avançou 1,23%, a 15.130 pontos.