Sotheby’s irá leiloar código original da World Wide Web como NFT
A casa de leilões de luxo Sotheby’s anunciou, nesta terça-feira (15), que irá leiloar um token não fungível (NFT) do código original da World Wide Web (WWW) ou “Rede Mundial de Computadores”, em tradução livre, no próximo mês.
NFTs são colecionáveis únicos que representam arquivos digitais, como áudio, vídeo e artefatos. O NFT para o código – que foi desenvolvido pelo cientista da computação britânico Sir Tim Berners-Lee em 1989 – será colocado à venda a partir de 23 de junho, com lances iniciais de US$ 1 mil.
O NFT é assinado por Berners-Lee e contém seus arquivos com data e hora originais.
“Por que um NFT? Bom, é algo natural de se fazer quando você é um cientista da computação, quando você escreve códigos e tem feito isso por muitos anos. Parece certo digitalizar meu autógrafo digital em um artefato totalmente digital”, acrescentou ele.
O NFT tem outros elementos: uma visualização em animação do código, uma carta de Berners-Lee sobre o código e seu processo de criação, um “pôster” digital de todo o código dos arquivos originais, usando Python, o que também inclui uma animação da assinatura física de Berners-Lee, e tudo é digitalmente assinado.
Os arquivos referenciados pelo NFT contêm cerca de 9.555 linhas de código, o que inclui partes de três linguagens e um protocolo criado por Berners-Lee: HTML (“Hypertext Markup Language”), HTTP (“Hypertext Markup Language”), HTTP (“Hypertext Transfer Protocol”) e URLs (“Uniform Resource Identifiers”).
“Três décadas atrás, criei algo que, com a ajuda de um grande número de colaboradores em todo o mundo, se tornou uma ferramenta poderosa para a humanidade”, afirmou o cientista em um comunicado.
“NFTs, sejam eles obras de arte ou um artefato digital como este, são as mais recentes criações lúdicas desse mundo, e os meios de propriedade mais adequados que existem. Eles são o modo ideal de reunir as origens por trás da web.”
Todo o lucro da venda será destinado a iniciativas que Berners-Lee e sua esposa apoiam.
A venda do NFT da World Wide Web será o terceiro leilão da Sotheby’s envolvendo NFTs. A casa de leilões vendeu seu primeiro NFT, criado pelo artista digital anônimo Pak, em abril, e o segundo token não fungível na semana passada, um raro CryptoPunk, por quase US$ 12 milhões.