Sorvete no sol: Treasurys de 10 anos chegam a 5%, PCE dos EUA, eleição argentina e IPCA-15 no Brasil; veja o que esquenta o mercado nesta semana
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
Todos já passaram pela situação de ver um sorvete começar a derreter na própria mão. Não importa a velocidade com que você coma, quase sempre vai cair uma gota doce para melar os dedos e não há o que fazer a não ser observar.
Nem tão doces assim, os mercados internacionais também estão em queda — não necessariamente “derretendo”, como no jargão para grandes perdas, mas dando sequência a uma série de pregões negativos.
O calor que enfraquece os índices vem dos títulos do Tesouro norte-americano, os chamados Treasurys. Isso porque o T-note de 10 anos rompeu a barreira psicológica de 5%, o que garante a aversão ao risco do mercado global. Em outras palavras, bolsas na Europa e Estados Unidos em queda.
Para os próximos dias, os balanços das grandes empresas de tecnologia dos EUA — as big techs — prometem aumentar a temperatura dos mercados a partir de terça-feira (24).
Ainda lá fora, nesta semana serão divulgados os números de inflação (PCE, em inglês) dos Estados Unidos. Mas eles só devem sair na sexta-feira (27).
Com menos chances de derreter os mercados — mas já vindo para sabores de sorvete mais tropicalizados —, o primeiro turno das eleições na Argentina passou. Sergio Massa, candidato governista, saiu na frente de Javier Milei, de linha ultraliberal, contrariando as pesquisas mais recentes e surpreendendo a todos.
O efeito deve ser sentido no índice Merval, o Ibovespa hermano, já que o mercado do país apostava em uma resiliência maior da candidatura de Milei.
Para não ficar só no panorama internacional, aqui no Brasil teremos a prévia da inflação oficial, o IPCA-15, divulgado na quinta-feira (26).
Enquanto você lia este texto, o sorvete derreteu na sua mão. Mas não tem problema porque você pode ter outra coisa tão doce quanto para aproveitar seu dia: tudo o que mexe com a bolsa, o dólar e seus investimentos aqui no ao vivo do Seu Dinheiro.
- Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
NOVA TEMPORADA
Calendário de balanços do 3º trimestre de 2023: Veja os dias de divulgação dos resultados e o horário das teleconferências. A temporada de resultados do 3T23 se inicia com os balanços da Indústrias Romi (ROMI3) e da Neoenergia (NEOE3) já na próxima terça-feira (24).
ANOTE NO CALENDÁRIO
Agenda econômica: balanços de big techs dominam a semana antes dos números de inflação nos Estados Unidos e Brasil; confira. O debate sobre o futuro dos juros nos EUA pode encontrar um norte mais bem definido a partir da publicação do PCE.
SEQUÊNCIA DE AGES
Getninjas (NINJ3) convoca nova assembleia e vai votar a destituição do conselho a pedido da Reag; antes disso, acionistas discutirão proposta de redução milionária de capital hoje. A nova AGE é mais um capítulo da disputa pública entre os atuais administradores da empresa e a gestora, que prepara uma OPA para assumir o controle da companhia.
APÓS CISÃO
Pão de Açúcar (PCAR3) remarca assembleia e quer discutir redução de capital ainda neste mês; veja a nova data. A operação ocorre para ajustar o valor contábil do grupo após a cisão com a rede colombiana de supermercados Éxito.
NO HAY PLATA
Por que os vinhos da Argentina seguem caros para os brasileiros apesar do dólar alto e do real forte no país vizinho. Diferentemente do que se esperava, com a força do real frente ao peso, os preços deveriam cair para os brasileiros — mas não foi o que aconteceu.
BARGANHAS DO FISCO
iPhone por R$ 1,5 mil, carros de R$ 3 mil e álbuns do BTS: Receita Federal leiloa 214 lotes de mercadorias na próxima semana; veja como participar. Os produtos fazem parte de uma leva de mercadorias que foram apreendidas pelo Fisco ou abandonadas.
HERMANOS NAS URNAS
Eleições na Argentina: 74% do eleitorado votou; veja o que disseram Milei, Massa e Bullrich, os três favoritos nas pesquisas. Os políticos brasileiros também repercutiram o pleito: Paulo Teixeira, ministro do governo Lula, declarou seu apoio a Sergio Massa, já os senadores Ciro Nogueira e Flavio Bolsonaro escolheram apoiar Javier Milei.
16º DIA DE GUERRA
Israel admite ter atingido posto egípcio perto da fronteira com Gaza; Brasil vai presidir debate na ONU sobre cessar-fogo. As Forças de Defesa Israelenses informaram que um de seus tanques atingiu acidentalmente um posto egípcio em Kerem Shalon, na região da tríplice fronteira de Gaza com Israel e o Egito.
Forte abraço e um ótimo dia!