BusinessTimes

Sony atualiza serviço de assinatura e contra-ataca Game Pass

29 mar 2022, 15:01 - atualizado em 29 mar 2022, 15:01
O PlayStation Plus Extra adiciona um catálogo de jogos PS4 e PS5 (Imagem: Shutterstock/Djordje Novakov)

A reformulação do serviço de assinatura PlayStation, da Sony, é um passo importante para nivelar o setor dos jogos com o Game Pass, da Microsoft (MSFT), embora a retenção de novos lançamentos possa esfriar o entusiasmo, dizem analistas.

A Sony disse que seu serviço PlayStation Plus expandido oferecerá centenas de jogos, incluindo sucessos recentes como “Homem-Aranha: Miles Morales”, por uma taxa mensal fixa quando for lançado nos Estados Unidos, Europa e Japão em junho.

O serviço não incluirá novos lançamentos, disse Jim Ryan, presidente-executivo da Sony Interactive Entertainment, à Reuters, mas os usuários ainda podem encontrar títulos de grande orçamento, como “Returnal” e “God of War”.

O serviço renovado da Sony combina o atual PlayStation Plus, que tem 48 milhões de assinantes, e oferece jogos online e alguns jogos gratuitos por mês, com o PlayStation Now, que tem 3,2 milhões de usuários e uma biblioteca de jogos para download e streaming.

Existem três níveis, com preços de 9,99 a 17,99 dólares mensais ou 59,99 a 119,99 dólares anualmente. O nível de preço mais baixo, PlayStation Plus Essential, se parece com a oferta atual da Sony.

O PlayStation Plus Extra adiciona um catálogo de jogos PS4 e PS5.

O PlayStation Plus Premium oferece uma biblioteca adicional de títulos mais antigos, streaming na nuvem nos principais mercados e testes de jogos por tempo limitado.

Dado o alto custo de desenvolvimento de novos jogos, os analistas levantaram preocupações de que a pressão para agrupar mais conteúdo com assinaturas possa prejudicar o lucro da cobiçada unidade de jogos da Sony.

A Microsoft está elevando agressivamente o Game Pass, que tem 25 milhões de assinantes, adicionando novos títulos no dia do lançamento enquanto compra estúdios para expandir as ofertas.

A empresa ganhou uma liderança inicial, respondendo por 60% das assinaturas de jogos na América do Norte e na Europa, em comparação com 7% para a Sony, segundo a Ampere Analysis.

As assinaturas representam apenas 4% do total de gastos com jogos.

Os preços recém-anunciados da Sony são vistos como competitivos.

A taxa anual de 120 dólares do nível premium se compara com os 180 dólares do Game Pass Ultimate.

reuters@moneytimes.com.br