Soluções digitais e financeiras são a “cereja do bolo” na estratégia do Grupo Mateus
A estratégia de crescimento do Grupo Mateus (GMAT3) é ambiciosa, mas a companhia vem demonstrando que está no caminho para atingi-la. Segundo a Ativa Investimentos, algumas iniciativas, como adensamento de rotas, verticalização de operações, sortimento correto de produtos e variedade de serviços ofertados podem ajudar o varejista com seu plano de expansão no Norte e Nordeste.
A corretora também disse que o digital e as soluções financeiras são a “a cereja do bolo” para a tese de investimento do Grupo Mateus. São duas avenidas que a empresa pode explorar bastante, pois têm pouca representação nas receitas.
“Acreditamos que esse mercado pode ainda ser bastante explorado nas cidades do interior do Nordeste e do Norte, e o Grupo Mateus – por atuar nessas regiões – pode acabar se beneficiando positivamente desse movimento”, afirmou o analista Pedro Serra, no relatório de início de cobertura divulgado na quarta-feira.
Estratégia perfeita
A Ativa defendeu que o Grupo Mateus tem a estratégia perfeita para competir com os concorrentes. A empresa identifica as necessidades de cada cidade/bairro e consegue entrar com um formato de loja que, além de ser mais lucrativo, acaba oferecendo uma melhor experiência ao cliente.
A companhia também possui um portfólio de serviços variado que se destaca como um dos grandes diferenciais em seu modelo de negócios. De acordo com a Ativa, o Grupo Mateus, por ter atuação regional, consegue identificar com mais facilidade as preferências dos consumidores locais. Mesmo em relação às empresas concorrentes (ou seja, também com atuação regional), a companhia se destaca pela força e reconhecimento da marca.
Até 2025, o Grupo Mateus deve atingir um total de 317 lojas em funcionamento, quase o dobro do número de unidades atualmente. Em março, o varejista abriu cinco lojas no Maranhão e no Pará.
A Ativa iniciou a cobertura das ações do grupo com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 10,90.