Solução de 2ª camada da Ethereum lançará token em breve, mas ‘airdrop’ ainda deve demorar
A solução de escalabilidade da Ethereum (ETH) – StarkWare – disse nesta quarta-feira (13) que pretende lançar um token de governança, chamado StarkNet Token, confirmando recentes especulações geradas por um comunicado do fundador de Three Arrows Capital, Zhu Su.
StarkWare é uma companhia que desenvolve soluções de escalabilidade para Ethereum, usando uma tecnologia chamada Starks. Esta tem duas redes principais: uma camada permissionada, chamada StarkEx – usada pelas corretoras descentralizadas dYdX e DeversiFi – e outra camada descentralizada, chamada StarkNet.
O novo token será usado na StarkNet.
“O token permitirá que apoiadores da comunidade que contribuíram para o sucesso do ecossistema desempenhem um papel na governança do ecossistema”, disse StarkWare em uma declaração à imprensa.
Haverá a emissão de 10 bilhões de tokens, que serão alocados para determinadas partes, incluindo investidores e contribuidores centrais da solução de segunda camada da Ethereum.
Esses tokens serão lançados na StarkNet em setembro. A equipe alocou o fornecimento do token entre diversas categorias de usuários.
Dessa alocação, 17% serão separados para investidores de StarkWare. Já 32,9% do fornecimento total serão destinados a contribuidores centrais de StarkWare, em que estão incluídos a equipe principal, consultores da solução de escalabilidade e desenvolvedores parceiros.
Tokens alocados aos contribuidores centrais e investidores estarão sujeitos a um período de bloqueio de quatro anos.
Os outros 50,1% serão destinados à StarkNet Foundation para impulsionar o desenvolvimento e a adoção de StarkNet.
StarkWare disse que haverá distribuições de tokens (“airdrop”) em 2023 para a comunidade, com base em “trabalho verificável”. StarkWare afirmou que acrescentará filtros contra a atividade de fazendeiros de airdrops.
A empresa afirmou que será “inútil tentar enganar a rede por motivos especulativos”.
Propósitos do token de StarkWare
O token de StarkWare terá três propósitos principais. Ele será usado para governança do blockchain StarkNet.
Até 2023, será possível fazer o stake do token para contribuir com o desempenho e a segurança da camada do blockchain. Além disso, embora StarkNet use ether (ETH) atualmente para taxas de transação, ETH será substituída pelo novo token.
A antecipação de um token de StarkWare foi difundida durante muitos meses, visto que especuladores estimavam que a solução de segunda camada da Ethereum seguiria os passos de outras soluções.
Esse foi especialmente o caso, visto que StarkWare sempre manteve a ideia de que descentralizaria a rede para sua comunidade, algo que geralmente envolve um token para projetos cripto.
No entanto, a especulação sobre o token atingiu seu auge ontem (12), quando o fundador do fundo de hedge de criptomoedas Three Arrows Capital, Zhu Su, quebrou o silêncio de quase um mês no Twitter, compartilhando capturas de tela de dois e-mails.
Esses e-mails continham referências a um token de StarkWare e a um acordo de compra, implicando que Three Arrows Capital investiu em um suposto token. Foi esse tópico inesperado que levou StarkWare a fazer o comunicado de hoje.
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.