Solana (SOL) e Polygon (MATIC) apresentam falhas; entenda o que aconteceu
Na última semana, os blockchains de Solana (SOL) e Polygon (MATIC) apresentaram falhas por motivos diferentes.
No caso da Solana (SOL), o blockchain, livro razão online em nuvem que verifica transações e criptoativos, parou de validar informações neste sábado (25).
Não é a primeira vez que a Solana para de produzir blocos, congelando as transações em sua rede. Desde sua criação em 2020, o blockchain passa por problemas similares.
Segundo o Solana Status, perfil oficial do Twitter vinculado à Solana Foundation, o blockchain voltou ao ar algumas horas após o incidente. De acordo com o perfil, a causa do problema ainda não foi identificada. Os engenheiros ainda estão estudando o ocorrido.
A coordinated restart is underway to address an issue during the upgrade from 1.13 to 1.14 that caused block finalization to slow significantly.
Validators: please follow instructions below https://t.co/L7b3kAFOJS
— Solana Status (@SolanaStatus) February 25, 2023
“Engenheiros de todo o ecossistema continuam investigando a causa raiz da interrupção de ontem. Um relatório será disponibilizado assim que o caso for determinado. Aqueles que desejam ajudar no diagnóstico podem participar da conversa no Discord público”, diz.
A Solana, no ano passado, sofreu diversas quedas em sua rede, além de ser afetada pela crise na FTX. A corretora falida era um dos principais investidores da rede.
Polygon (MATIC) também apresenta problemas
O blockchain da Polygon (MATIC), paralelo ao Ethereum (ETH), também apresentou problemas na última quinta-feira (23). Mas, diferente de Solana, a rede não foi interrompida. Segundo os desenvolvedores, houve um escândalo maior do que o necessário.
Relatórios dos desenvolvedores avaliam que a Polygon não sofreu interrupções no processamento de blocos, de acordo com a confirmação feita pelo Decrypt com vários validadores na rede. Alguns nós na rede, no entanto, ficaram fora de sincronia, de acordo com um porta-voz da Polygon.
Na realidade, segundo o co-fundador da rede Sandeep Nailwal, o que ficou fora do ar foi o aplicativo que rastreia os blocos no blockchain, o Polygonscan.
O Polygonscan ficou horas sem atualizar novos blocos da Polygon, o que fez com que os usuários acreditassem que o blockchain estava fora do ar.