Solana se torna o quarto blockchain a fornecer suporte para a stablecoin USDC
Solana, blockchain responsável pela corretora descentralizada (ou DEX, na sigla em inglês) Serum, fornecerá suporte para a stablecoin USD Coin (USDC), moeda lastreada em dólar americano, segundo anúncio desta quarta-feira (21).
Lançada por CENTRE, consórcio das empresas Circle e Coinbase, USDC é a segunda maior stablecoin em fornecimento total, atrás de tether (USDT). No total, o fornecimento da USDC está em US$ 2,7 bilhões, segundo dados do The Block.
Outro anúncio desta quarta-feira é a parceria com Alameda Research para integrar a negociação de USDC no Solana a seu mercado de balcão (OTC). Assim, investidores poderão negociar altas quantias de USDC sem sobrecarregar o já congestionado blockchain Ethereum.
Depósitos e saques em USDC também estarão disponíveis na corretora FTX, apoiada pela Alameda, e compatíveis com a DEX Serum.
Nos últimos meses, a prioridade do CENTRE tem sido expandir o número de blockchains que fornecem suporte à stablecoin, inicialmente lançada na Ethereum. Em setembro, CENTRE anunciou o acréscimo de suporte nos blockchains Algorand e Stellar.
Em entrevista ao The Block, Jeremy Allaire, CEO da Circle, explicou que cada blockchain apresenta algo exclusivo que pode impulsionar o crescimento da USDC em diversos mercados.
Por exemplo, o suporte do Stellar, a partir de 2021, poderá tornar USDC mais relevante no mercado de remessas digitais, disse ele.
Em relação ao Solana, Allaire disse que o blockchain irá favorecer USDC para investidores que negociam cripto em alta velocidade.
“São pessoas que fazem mercados eletrônicos de última geração funcionarem”, explicou ele.
“Se movimentam a 300 milissegundos e custam uma fração de centavos. É isso o que você quer, o que realmente importa. Isso me deixa empolgado em relação ao que Alameda, FTX e Solana estão pensando [em fazer].”
Fornecimento total de stablecoins
ultrapassa US$ 20 bilhões
graças ao mercado de derivativos