Solana lança Metaplex Studios para impulsionar crescimento de NFTs fora da Ethereum
De acordo com uma declaração de imprensa, um comitê formado para impulsionar o crescimento da Metaplex Studios, plataforma de código aberto criada para a elaboração de tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês), nomeou Adam Jeffries, ex-CEO do Google, como novo CEO da plataforma.
Outros consultores estratégicos também foram contratados para compor um novo comitê.
Dentre eles estão o serviço de streaming em blockchain Audius; Meltem Demirors, diretor de estratégia da CoinShares; Alex Yamashita, Mark Streeter e Rolf Hoefer, cofundadores do Cultur3 Capital; Dylan Macalinao, cofundador do Saber Labs; e Steve Irby, cofundador da Street Dreams Magazine.
Desenvolvido no blockchain Solana (SOL), Metaplex Studios é um protocolo de código aberto, que possibilita artistas e desenvolvedores customizarem como suas coleções de NFTs serão emitidas e leiloadas.
O projeto tem a intenção de eliminar taxas cobradas por plataformas centralizadas no mundo dos NFTs.
“Uma plataforma como a OpenSea irá ficar com parte [do valor da venda], pois ela fornece serviços adicionais além da descentralização”, disse Jeffries. “Nós não controlamos nada. Configuramos o sistema para empoderar os demais.”
Desde junho deste ano, o Metaplex já forneceu suporte para mais de US$ 385 milhões em vendas de NFTs. Há 1.800 equipes desenvolvendo ferramentas no protocolo, segundo o comunicado de imprensa.
Metaplex Studios tem como objetivo ampliar a comunidade do protocolo Metaplex, impulsionar o desenvolvimento de novas ferramentas e torná-las disponíveis em uma base de código aberto.
“Neste momento, a estrutura é a de que existem dois braços do Metaplex – a fundação e o Studios. O papel da fundação é, essencialmente, o crescimento do ecossistema, administrar doações, estabelecer consultores e lidar com a arrecadação de fundos”, disse Jeffries.
O Metaplex Studios, por outro lado, atuará como um “evangelista” para o protocolo, acrescentou o CEO.
O poder do Solana
Um dos principais pontos de destaque do Studios é o fato de o Metaplex operar no Solana, um blockchain proof-of-stake (PoS) que obteve um impressionante crescimento nos últimos meses.
A maioria dos projetos de NFTs foram desenvolvidos na Ethereum, porém o grande congestionamento e os altos custos das transações na rede dificultaram o processo de participação para coleções menores e com preços mais baixos.
“Ser desenvolvido no Solana tem o benefício de custos de transação muito, muito baixos, bem como o de alta velocidade [para validação das transações]”, disse Jeffries.
O CEO do Metaplex Studios acrescentou que diferentes blockchains têm propósitos distintos e que enviar ativos entre eles, no futuro, irá impulsionar todo o ecossistema.
“Talvez você tenha um NFT de valor muito alto, mas se seu cliente se sente mais à vontade na Ethereum, então você somente faz a ponte e envia para ele”, explicou Jeffries.