Soja, trigo e milho caem em Chicago atentos ao dólar e mercados globais no novo ano
Os futuros de grãos da bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em baixa nesta terça-feira, com o dólar subindo e as vendas amplas atingindo uma série de mercados, disseram analistas.
Os preços do petróleo também caíram, pressionados por uma perspectiva econômica sombria. Os ganhos do dólar tornaram as commodities americanas, inclusive produtos agrícolas, menos atraentes para os importadores.
“É um mercado geral negativo hoje”, disse Matt Wiegand, corretor de commodities da FuturesOne. “É um começo de ano arriscado.”
O contrato de soja mais ativo na CBOT terminou em queda de 31,75 centavos a 14,9225 dólares o bushel e atingiu seu preço mais baixo desde 28 de dezembro.
O milho tocou a mínima de uma semana antes de terminar em baixa de 8 centavos a 6,7050 dólares por bushel. O trigo caiu 16,50 centavos para fechar em 7,7550 dólares o bushel.
A realização de lucros pesou nos futuros depois que os mercados registraram ganhos anuais em 2022, disseram corretores.
Os comerciantes globais mantiveram seus olhos na Argentina, o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja, depois que chuvas melhores do que o esperado beneficiaram áreas secas no fim de semana, disseram analistas.