Soja segue em aversão ao risco e demanda ruim. Nem todos analistas culpam o clima nos EUA
Opa, o clima nos Estados Unidos entrou nos preços da soja, segundo a maioria das análises publicadas desde o fechamento da Bolsa de Chicago (CBOT) na quinta. Muito timidamente falam também da lenta busca da China.
Até o meio da tarde de ontem, era o financeiro a refletir nas fortes quedas do grão, que já testam recuos de 1,15% a 1,50%, com o agosto a US$ 14,33 e o setembro a US$ 13,30, às 9 horas (Brasília).
Mas não é tão unânime, assim, essa visão.
Como tem reproduzido Money Times, sobre a confusão que o financeiro está causando, o consultor Vlamir Brandalizze confirma que a aversão ao risco impera e não tem dado suporte às referências, bem como a fraca demanda chinesa.
Inflação em todas as partes, guerra na Ucrânia longe do fim, risco de aumento dos juros pelo Federal Reserve (Fed) e o “petróleo em baixa por expectativa de menor consumo”.
A umidade para algumas regiões produtoras americanas não está consolidada espacialmente e forte o bastante para fazer recuperar as perdas já apontadas pelo USDA em dois relatórios seguidos.
“Calor e seca no meio-oeste americano, prejudicando o enchimento das vagens, abaixo da média história de 65% para o período, e abaixo de 2021, e provavelmente o governo deverá apontar novos prejuízos na semana que vem”, afirma ele.
A demanda chinesa, ainda longe do normal, também está mais presente nos preços menores, como as incertezas macroeconômicas globais.
Falou-se que a China teria comprado 10 navios há dois dias nos EUA. “Seria normal para a época, mas só foram dois navios”, diz Brandalizze.
Se o maior comprador mundial de soja vai ter que acelerar as aquisições a qualquer momento, tendo que suprir em cerca de 50 milhões de toneladas suas necessidades, também de acordo com muitas análises, é outra história.
Agora não está.
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!