Soja recua com vendas técnicas e clima dos EUA; trigo e milho fecham em alta
Os contratos da soja cotados nos Estados Unidos recuaram nesta quarta-feira, com vendas técnicas e previsão de chuvas bem-vindas em partes do norte do Meio-Oeste, enquanto os futuros do trigo e do milho fecharam em alta.
A soja para novembro negociada na bolsa de Chicago fechou em queda de 8,25 centavos de dólar, em 13,5325 dólares por bushel.
Já o trigo para dezembro fechou em alta de 2,75 centavos de dólar em 7,5125 dólares o bushel e o milho para dezembro avançou 1,50 centavo de dólar, para encerrar a sessão em 5,65 dólares o bushel.
Os futuros da soja recuaram após um fraco fechamento na terça-feira, quando o contrato de novembro atingiu máxima de duas semanas, apenas para recuar e fechar o dia em queda.
A pressão adicional nesta quarta-feira resultou de quedas nos mercados de óleos vegetais mundiais, o que afetou os futuros do óleo de soja.
“Os preços da soja tiveram uma leve continuação das vendas técnicas hoje, depois que uma tentativa de sair do topo da formação do gráfico deste verão (do Hemisfério Norte) falhou na terça-feira”, escreveu Arlan Suderman, economista-chefe de commodities da StoneX, em nota a clientes.
Entretanto, observou ele, o mercado encontrou suporte em negócios recentes de exportação dos EUA.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) confirmou nesta quarta-feira vendas privadas de 131 mil toneladas de soja do país para a China, a última em uma série de acordos recentes.
O USDA anunciou novas vendas para a oleaginosa norte-americana a cada dia útil desde 5 de agosto.