AgroTimes

Soja, milho e trigo derretem pós-Fed, câmbio, USDA e novas safras; açúcar mantém ânimo

21 set 2023, 17:25 - atualizado em 21 set 2023, 17:25
soja milho trigo
Mercado projeta uma melhor safra de soja na Argentina, enquanto as preocupações sobre o abastecimento no Mar Negro seguem (Foto: Divulgação)

soja, trigo e o milho fecharam com movimentos de queda entre as principais commodities agrícolas na bolsa de Chicago (CBOT) nesta quinta-feira (21).

De acordo Rafael Silveira e Allan Maia, analistas da Safras & Mercado, os contratos da soja e do milho recuaram pelas boas perspectivas para a safra norte-americana, apesar de problemas climáticos, números fracos para exportação e redução da taxa Selic.

“Tivemos a redução da taxa básica de juros aqui no Brasil, para 12,75%, enquanto o Fed (Federal Reserve) manteve a taxa nos EUA estável. Quando isso acontece, é natural que o câmbio suba, já que vale mais apostar em bonds de lá e retirar o capital daqui, o que faz os futuros do dólar subirem”, explica Silveira.

Além disso, a colheita de soja e milho tem avançado nos EUA, o que pressiona mais os preços. “O mercado segue olhando para a safra da América do Sul, que deve crescer bastante, com uma boa expectativa especialmente para Argentina”, diz Silveira.

Para Elcio Bento, analista de trigo na consultoria, o movimento de queda esteve mais ligado à entrada de novas safras do hemisfério norte no mercado.

“Há uma maior tranquilidade pelo fornecimento de trigo vindo do Mar Negro, com a Rússia tendo uma safra cheia e trigo da Ucrânia sendo escoado, com uma grande incerteza sobre o abastecimento na região, mas há um cenário de oferta global ampla”, pontua.

Já o açúcar segue seu movimento de alta nos preços internacionais, em meio a um cenário climático mais desafiador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o fechamento das principais commodities:

Cultura Vencimento Valor (US$) Variação (%) Variação (Cents)
Soja (CBOT) Novembro 12,93 -1,98 -26,25
Milho (CBOT) Novembro 4,75 -1,45 -7,00
Trigo (CBOT) Novembro 5,75 -2,2 -13,00
Café (ICE) Novembro 1,54 -2,11 -3,35
Açúcar (ICE) Novembro 0,27 0,40 0,0011
Fonte: Safras & Mercado